A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema, entre agosto e setembro deste ano, o Seminário do 72º Salão de Abril. A ação conta com debates on-line gratuitos, abertos ao público, por meio do canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube.
A programação virtual é composta por três debates abertos ao público, nos dias 18 e 25 de agosto e 8 de setembro. Integram as mesas, além dos artistas Virgínia Pinho, Ana Mundin e Diego de Santos e das curadoras da mostra Ana Cecília Soares, Luciara Ribeiro e Luise Malmaceda, os pesquisadores Delano Pessoa, Bruno Pinheiro, Maria Angélica Melendi e Rafael Domingues.
A 72ª edição do Salão de Abril presta uma homenagem ao pintor e gravador Raimundo Cela (1890-1954), que por décadas se dedicou a pintar as paisagens e o cotidiano do trabalhador, simbolizado nas figuras dos pescadores, jangadeiros e vaqueiros do Ceará. As curadoras da mostra – Ana Cecília Soares (CE), Luise Malmaceda (SP/NY) e Luciara Ribeiro (BA/ SP) – destacam no seminário a importância de entender a arte como local de trabalho e que, independentemente das especificidades das práticas artísticas, elas não constituem uma exceção ao mundo laboral. No seminário, o tema “trabalho” orienta as três mesas que serão realizadas ao longo da exposição.
Exposição
A exposição da 72ª edição do Salão de Abril está aberta para visitação do público até o dia 16 de setembro, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. A mostra reúne 35 trabalhos artísticos, avaliados pela equipe curatorial. O espaço segue protocolos de combate à Covid-19, com a disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura e limitação de visitantes. Interessados podem visitar a exposição, até 16 de setembro de 2021, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e no sábado, das 9h às 16h.
Confira abaixo a programação do Seminário do 72º Salão de Abril
Mesa 1 – “O corpo do trabalhador na obra de artistas latino-americanos”
Data: 18 de agosto
Hora: 18h
Palestrantes: Ana Cecília Soares (mediadora), Maria Angélica Melendi e Virgínia Pinho.
Mesa 2 – “Do trabalho como tema ao artista como trabalhador nas modernidades de Raimundo Cela, Miguel Bakun e Heitor dos Prazeres”
Data: 25 de agosto
Hora: 19h
Palestrantes: Luise Malmaceda (mediadora), Bruno Pinheiro e Delano Pessoa
Mesa 3 – “Trabalho e pandemia: da exaustão à precariedade do trabalhador das artes”
Data: 8 de setembro
Horário: 19h
Palestrantes: Luciara Ribeiro (mediadora), Ana Mundin, Diego de Santos e Rafael Domingues.