Entre 16 e 22 de maio, equipamentos da Secult Ceará como o Museu da Cultura Cearense (MCC), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), o Sobrado Dr. José Lourenço e o Museu do Ceará integram a programação deste ano. A Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará (Copam) e o Sistema Estadual de Museus do Ceará também realizam atividade.
A cada ano, para comemorar o Dia Nacional dos Museus - 18 de maio -, instituições museológicas realizam, com coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus. O objetivo é aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais. Em 2022, a Semana chega à sua 20ª edição, com participação da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), assim como da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará (Copam) e do Sistema Estadual de Museus do Ceará. Entre 16 e 22 de maio, o Museu da Cultura Cearense (MCC), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), o Sobrado Dr. José Lourenço e o Museu do Ceará realizam programação especial para celebrar a efeméride, com atividades de fruição e formação voltadas ao patrimônio artístico e cultural.
Museus do Dragão do Mar
Neste ano, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) trazem ações virtuais e presenciais com o tema "O Poder dos Museus". Além de mediação presencial em escola inscrita, a programação inclui ações nas redes sociais, debates ao vivo no canal da Secult-CE (youtube.com/secultcearagov), oficinas e mediações presenciais na exposição Vaqueiros do MCC. Com boa parte das ações acessíveis em Libras, a programação é gratuita e livre.
Abrindo a programação dos Museus do Dragão na Semana Nacional dos Museus, a partir da próxima segunda-feira (16), o MAC-CE lançará no seu Instagram (@macdragao) uma série de perguntas sobre o papel dos museus. No sábado (21), às 14h30, na Arena Dragão do Mar, o núcleo educativo do Museu realizará a oficina “O que pode um museu?”, facilitada pela educadora Vitória Hellen. A partir dos questionamentos lançados ao longo da semana no Instagram do MAC-CE, a facilitadora ensinará como confeccionar lambes que serão produzidos colados no entorno do Dragão do Mar.
Na terça-feira (17), às 14h, as educadoras do MCC Thaís Freitas, Mirella Mirla e Julia Fekete conduzirão nova edição do Projeto Museu Vai à Escola, que neste encontro, a ser realizado na escola inscrita, abordará o tema “Mestres e mestras na Exposição Vaqueiros”, enfatizando a mostra a partir dos legados de Dina Martins e Espedito Seleiro, dois mestres da cultura cearense cuja produção e intervenção social se relacionam diretamente com o acervo da exposição. A ação visa estimular educadores e estudantes a explorarem caminhos educativos a partir de conteúdos diversos da mostra, como os eixos do couro e a presença da mulher na cultura dos vaqueiros, com as narrativas da mestra Dina e as histórias de Espedito Seleiro.
Na quarta-feira (18), às 15h, com transmissão ao vivo no YouTube da Secult Ceará (youtube.com/secultcearagov), o jornalista cego Carlos Viana, integrante do Projeto Acesso, mediará um bate-papo sobre o tema “Acessibilidade Cultural: como implementar?”. O historiador José Ednilson e Lara Lima, também integrante do Projeto Acesso do MCC, discutem a acessibilidade no campo dos museus e a importância e obrigatoriedade da equidade no meio, convidando o público a refletir sobre ações inclusivas e a propor soluções.
No sábado (21), às 15h, o MCC realizará o “Musedragando: do Dragão às Dragas”, um passeio guiado entre a entrada do MCC e a comunidade do Poço da Draga, que no dia 26 de maio comemorará 116 anos de história (conforme o marco adotado pela própria comunidade). Limitada a um grupo de até 20 pessoas, a participação na visita coletiva será viabilizada mediante inscrição no local, por ordem de chegada.
Encerrando a participação dos Museus do Dragão na Semana Nacional dos Museus, no domingo (22), a partir das 15h, a educadora e palhaça Lissa Cavalcante conduzirá a ação “Visitando a exposição Vaqueiros com o palhaço Mateus”. Interpretando o Mateus do reisado, personagem marcante da cultura popular, a contadora de histórias alia ludicidade e conhecimento para abordar o universo do vaqueiro e elementos da cultura popular.
Museu do Ceará
As atividades da Semana Nacional de Museus no Museu do Ceará começam na quarta-feira (18), às 10h, com a atividade virtual pelo YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/) intitulada “Museus em rede: a experiência do ‘Ioiô itnerante’”. A programação conta com a participação dos gestores das instituições culturais que receberam a ação intitulada “Ioiô itinerante", evento comemorativo em referência ao centenário da eleição do Bode Ioiô (1922) e aos 90 anos do Museu do Ceará.
Já na sexta-feira (20), às 17h, é dia de conferir o Cortejo do Iracema Bode Beat, no Centenário do Bode Ioiô. A concentração será no Theatro José de Alencar, seguindo até o Cineteatro São Luiz. No centenário da eleição do caprino que foi ícone de um movimento popular de indignação, tão coincidentemente no ano de 2022, a Iracema dos contos Alencarinos convida todos, todas e todes a celebrar, se concentrando em sua casa no Theatro José de Alencar e saindo em cortejo botando o Beat pra berrar pelo centro da cidade até a Praça do Ferreira, no Cineteatro São Luiz. A trilha sonora desse passeio na história fica por conta de uma Big Band.
Sobrado Dr. José Lourenço
A programação do Sobrado Dr. José Lourenço para a Semana Nacional de Museus acontece online, na quinta-feira (19), às 15h. A Roda de conversa: O Poder dos Museus e as Narrativas Femininas será transmitida pelo YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/). A artista visual Waléria Américo conversa com as artistas Adriana Botelho, Naiana Rodrigues e Tetê Alencar, que estiveram reunidas durante a Exposição Rarefeito, que aconteceu no Sobrado em 2021, apenas com obras de artistas mulheres. Da videoarte a pinturas e instalações, o Sobrado recebeu perspectivas femininas na arte, abordando temas como afeto, política e memória.
Atividades online da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará
A Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e o Sistema Estadual de Museus do Ceará realizam atividade online, com transmissão pelo YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/) e inscrições pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/plano-museologico-planejamento-estrategico-para-os-museus__1546430).
A “Oficina Plano Museológico: planejamento estratégico para os museus” abre as atividades, no dia 17, às 14h, e segue até o dia 20, sempre no mesmo horário. O objetivo é subsidiar os museus brasileiros na elaboração de seus planos museológicos, de acordo com o Decreto 8.124/2013 e Lei 11.904/2009. A carga-horária é de 20 horas, com certificação.
A Semana Nacional de Museus
A 20ª Semana de Museus é uma coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas de todo o País para realizar, durante uma semana, atividades para todos os públicos. A iniciativa, que comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, visa aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo País, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.
Serviço
20ª Semana Nacional de Museus
De 16 a 22 de maio de 2022
Locais: Museu da Cultura Cearense (MCC), Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará e Canal do YouTube da Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/)
Virtual e presencial
Todas atividades com entrada franca e inscrições gratuitas