Os mais influentes na CMFor

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), é o vencedor, pelo segundo ano consecutivo, do ranking de influência do Anuário do Ceará. Na edição 2024-2025, ele obteve 22 indicações dos colegas, quatro a menos em relação à edição anterior.


As regras permanecem: a votação é secreta, e cada um dos 43 vereadores da Câmara é convidado a indicar até três nomes de outros colegas que consideram influentes. É necessário, para receber votos, estar no exercício do mandato durante a votação. Não é permitido votar em si mesmo nem nos licenciados.


No seu segundo mandato, Gardel esteve como prefeito de Fortaleza em exercício, pela primeira vez, entre os dias 16 e 25 de fevereiro de 2024. Na época, o então prefeito José Sarto (PDT) cumpria agenda no Exterior.


Em segundo lugar no ranking dos mais influentes, está o vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Paulo Martins (PDT), com dez votos, dois a mais do que na pesquisa anterior, na qual também ficou em segundo lugar. Para fechar o top 3, que nesta edição novamente é do PDT, está o vereador Iraguassú Filho (PDT) — o parlamentar recebeu sete votos dos colegas.


Com seis votos cada, estão na quarta colocação do ranking os vereadores Dr. Luciano Girão (PDT), Lúcio Bruno (PDT) e PP Cell (PDT). Os parlamentares Adail Júnior (PDT) e Gabriel Aguiar (Psol) receberam cinco votos cada e estão empatados na quinta colocação.


Os vereadores Ana Paula (PSB), Eudes Bringel (PSD), Julierme Sena (PL), Márcio Martins (União Brasil) e Pedro Matos (Avante) tiveram quatro votos cada um e ocupam juntos a sexta posição.


Em seguida, no sétimo lugar, com três votos cada, estão os parlamentares Bruno Mesquita (PSD), Didi Mangueira (PDT), Dr. Vicente (PT), Léo Couto (PSB), Priscila Costa (PL), Professora Adriana Almeida (PT) e Professor Enilson (Cidadania).


Seis vereadores estão empatados em oitavo lugar: Adriana Nossa Cara (Psol), Ana Aracapé (Avante), Cláudia Gomes (PSDB), Germano He-Man (PMN), Jorge Pinheiro (PSDB) e Kátia Rodrigues (PDT). Cada um recebeu dois votos.


Com apenas uma indicação dos colegas, ocupam o nono e último lugar do ranking os vereadores Carlos Mesquita (PDT), Cônsul do Povo (PSD), Danilo Lopes (PSD), Didi Maravilha (Podemos), Inspetor Alberto (PL), Júlio Brizzi (PT) e Raimundo Filho (PDT).


Dos 43 vereadores, 33 parlamentares foram citados pelo menos uma vez pelos colegas, e outros dez não receberam nenhuma indicação. Todos os vereadores participaram da pesquisa indicando três nomes. A votação foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2024 e, do total, 20 vereadores votaram de forma virtual.