Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual Evandro Leitão (PT) é o vencedor da pesquisa de influência da Casa nesta edição do Anuário. O ranking mostra os mais citados pelos colegas.
Evandro obteve 31 votos, cinco votos a menos em relação à edição anterior da pesquisa. No terceiro mandato como deputado estadual ele é pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza em 2024 (até o fechamento desta edição).
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) recebeu 18 votos e está em segundo lugar na pesquisa. Atual líder do governo na Assembleia Legislativa, ele está no segundo mandato como deputado.
Em terceiro lugar aprece o deputado De Assis Diniz (PT), com dez votos, um a mais do que na pesquisa de 2023, quando ocupou o quarto lugar. Empatados na quarta colocação, com oito votos cada, estão os deputados Fernando Santana (PT) e Sargento Reginauro (União Brasil). Logo em seguida, com sete votos, o deputado Cláudio Pinho (PDT) ocupa sozinho a quinta colocação.
Os deputados Dra. Silvana (PL) e Queiroz Filho (PDT) tiveram seis votos cada e dividem o sexto lugar do ranking. Três deputados ocupam o sétimo lugar na pesquisa; são eles: Antônio Henrique (PDT), Guilherme Landim (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT).
Com três Indicações dos colegas, os parlamentares Felipe Mota (União Brasil), Missias Bezerra (PT) e Renato Roseno (Psol) estão empatados na oitava posição.
Carmelo Neto (PL), Júlio César Filho (PT), Lia Gomes (PDT) e Lucilvio Girão (PSD) estão empatados em nono lugar, com dois votos cada.
Em 10° lugar na pesquisa, com um voto apenas, estão os deputados Agenor Neto (MDB), Davi de Raimundão (MDB), Gabriella Aguiar (PSD), Guilherme Sampaio (PT), Juliana Lucena (PT), Lucinildo Frota (PDT) e Marta Gonçalves (PL).
Dos 46 deputados da Casa, 21 não foram citados pelos colegas. Um parlamentar optou por não votar em nenhum nome e dois deputados indicaram apenas dois colegas. As regras são as mesmas: a votação é secreta, e cada deputado é convidado a indicar até três nomes de colegas que consideram influentes na Casa, não podendo votar nos licenciados nem em si próprios.
Durante o período da pesquisa, dois parlamentares voltaram do período de licença e outro se licenciou. Eles participaram da pesquisa no exercício do mandato. Ao todo, 32 deputados votaram de forma presencial, e os outros 14 participaram de forma remota. O levantamento foi realizado entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março de 2024.
Presidente
1º vice-presidente
2º vice-presidente
1º secretário
2ª secretário
3º secretário
4º secretária
1º suplente
Evandro Leitão (PDT)
Fernando Santana (PT)
Osmar Baquit (PDT)
David Durand (Republicanos)
Danniel Oliveira (MDB)
Juliana Lucena (PT)
João Jaime (Progressistas)
Dr. Oscar Rodrigues (União)
Emília Pessoa (PSDB)
Luana Ribeiro (Cidadania)
Diretoria-geral
Telefone: (85) 3277 2841 / 3277 2842 / 3277 2753
E-mail: dg@al.ce.gov.br
Departamento legislativo
Telefone: (85) 3277 2717/ 3277 2718 / 3277 2738
E-mail: dlegis@al.ce.gov.br
Ouvidoria
Ouvidor: deputado Leonardo Pinheiro (PP)
Ouvidor substituto: deputado De Assis Diniz (PT)
Telefone: (85) 3277 9797 / (85) 98175 9571 (WhatsApp)
E-mail: ouvidoria@al.ce.gov.br
Serviço
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres. CEP 60170-900. Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3277 2500
Site: www.al.ce.gov.br
Instagram: @assembleiace
Twitter: @Assembleia_CE