Tribunal Superior do Trabalho (TST)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), com sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional, é órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, cuja função principal consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira. O TST é composto por 27 ministros, escolhidos entre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.


A composição é a seguinte: um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) com mais de dez anos de efetivo exercício; os demais, dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.


PRESIDENTE

LELIO BENTES CORRÊA

Mandato: 2022-2024 (até outubro)

Carreira: é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, na Inglaterra. Foi bolsista do Programa Chevening do Governo Britânico, mediante seleção pública. Ingressou no Ministério Público do Trabalho (MPT) por concurso público de provas e títulos, em 1989, ocupando os cargos de procurador do Trabalho, procurador Regional do Trabalho e, a partir de 2001, subprocurador-geral do Trabalho. Em 2002, chefiou a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente e, eleito pelos integrantes da categoria, integrou o Conselho Superior do MPT de 2001 a 2003. Fez parte da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre 2006 e 2020. Foi membro da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare, de 2013 a 2019. É membro da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho desde 2016. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2018-2020. Além do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Vice-presidente: Aloysio Corrêa da Veiga 

Corregedora-geral da Justiça do Trabalho: Dora Maria da Costa 


MINISTROS*

Alberto Bastos Balazeiro

Alexandre de Souza Agra Belmonte

Alexandre Luiz Ramos

Aloysio Corrêa da Veiga (vice-presidente)

Amaury Rodrigues Pinto Júnior

Augusto César Leite de Carvalho

Breno Medeiros

Cláudio Mascarenhas Brandão

Delaíde Alves Miranda Arantes

Dora Maria da Costa (corregedora-geral)

Douglas Alencar Rodrigues

Evandro Pereira Valadão Lopes

Guilherme Augusto Caputo Bastos 

Hugo Carlos Scheuermann

Ives Gandra da Silva Martins Filho 

José Roberto Freire Pimenta

Kátia Magalhães Arruda

Lelio Bentes Corrêa (presidente)

Liana Chaib 

Luiz José Dezena da Silva

Luiz Philippe Vieira de Mello Filho 

Maria Cristina Peduzzi 

Maria Helena Mallmann

Morgana de Almeida Richa 

Mauricio Godinho Delgado

Sergio Pinto Martins 

*Até o fechamento da edição, havia uma vaga aberta. 


SERVIÇO

Tribunal Superior do Trabalho (TST)

endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAFS), quadra 8, conjunto A. Blocos A, B ou C. CEP 70070-943. Brasília (DF)

telefone: (61) 3043 4300

site: www.tst.jus.br