Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e inicialmente divulgado por meio da Nota Técnica n° 67 (IPECE, 2018), o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará - Ipece) tem como objetivo central “realizar uma análise relativa dos municípios cearenses”, por meio da comparação da qualidade na gestão pública.
O Índice serve como subsídio à tomada de decisão dos gestores públicos e proposição de políticas para a melhoria contínua do planejamento e da gestão pública municipal. Alguns aprimoramentos metodológicos foram inicializados a partir da edição “Índice Comparativo de Gestão Municipal - ICGM 2019”, em 2021.
É o caso da elaboração do ranking seguindo o critério por porte populacional e ampliação da quantidade de indicadores, o que permite uma abrangência maior na orientação aos prefeitos com relação ao planejamento, à execução orçamentária, à oferta de serviços de qualidade e à transparência da gestão pública dos municípios cearenses.
Nesta edição, o ICGM define uma nova forma, mais simples e apropriada, para a padronização dos indicadores e cálculo do ICGM. Está composto por 13 indicadores, agregados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência.
Dessa forma, é possível verificar o ranking dos municípios cearenses, por grupo populacional. O índice tem como finalidade apoiar o Governo do Estado em estratégias e políticas, além de auxiliar os gestores públicos municipais em análises para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão nos municípios.
José Fábio Bezerra Montenegro
Diretor de Estudos de Gestão Pública
O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará - Ipece) tem como objetivo central “realizar uma análise relativa dos 184 municípios cearenses”, a partir da comparação da qualidade na gestão pública.
O Índice serve como subsídio à tomada de decisão dos gestores públicos e proposição de políticas para a melhoria contínua do planejamento e da gestão pública municipal, além de promover uma competitividade saudável entre os municípios e estimular uma maior integração entre governo e a sociedade civil.
O ICGM foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e inicialmente divulgado por meio da Nota Técnica nº 67 (IPECE, 2018). Alguns aprimoramentos metodológicos foram realizados, a partir de 2021, com a edição “Índice Comparativo de Gestão Municipal - ICGM 2019”, como a elaboração do ranking seguindo o critério por porte populacional, redução para quatro dimensões e ampliação para 13 indicadores, o que permite uma abrangência maior na orientação aos prefeitos com relação ao planejamento, à execução orçamentária, à oferta de serviços de qualidade e à transparência da gestão pública dos municípios cearenses.
A consolidação desses aprimoramentos está descrita na Nota Técnica nº 81, que tem como objetivo definir uma nova forma, mais simples e apropriada, para a padronização dos indicadores e cálculo do ICGM.
Nesta edição, o ICGM é composto por 13 indicadores, agregados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. Dessa forma, é possível verificar o ranking dos municípios cearenses, em quatro grupos populacionais.
O índice tem como finalidade apoiar o Governo do Estado em estratégias e políticas, além de auxiliar os gestores públicos municipais em análises para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão nos municípios.