“O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará – Ipece) propõe subsidiar, com evidências, a gestão pública para a tomada de decisão em políticas, além disso o índice promove uma competitividade saudável entre os municípios e estimula uma maior integração do Governo e a sociedade.
O ICGM é composto por 14 indicadores, que disponibilizam informações comuns a todos os 184 municípios e que permitem uma coleta contínua e de fácil acesso anualmente. Nesta quarta edição, o índice possui um aprimoramento dos indicadores, agrupados em quatro dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência, e por grupo populacional.
Desta forma, a partir do referido índice é possível analisar o ranking dos municípios cearenses, o que fornece subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal, bem como orientar o Governo do Estado em estratégias e políticas, no sentido de apoiar os municípios”, explica Marília Firmiano.
O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará – Ipece), elaborado pela primeira vez em 2018, possui como objetivo central “realizar uma análise relativa dos municípios cearenses” (Ipece, 2018), por meio da comparação da qualidade na gestão pública. A partir do seu cálculo e elaboração do ranking, o índice serve como subsídio à tomada de decisão dos gestores públicos e à proposição de políticas para a melhoria contínua do planejamento e da gestão pública municipal.
O ICGM é elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Pelo quarto ano consecutivo, é realizado em convênio com o Anuário do Ceará e é um dos principais conteúdos da publicação.
Nesta edição, foi realizado o aprimoramento metodológico do índice, passando a ser avaliado por porte populacional. A partir de uma revisão mais atualizada da literatura, optou-se por ampliar a quantidade de indicadores, permitindo uma abrangência maior na orientação aos prefeitos com relação ao planejamento, execução orçamentária, oferta de serviços de qualidade e transparência da gestão pública dos municípios cearenses.
Secretário:
Carlos Mauro Benevides Filho
Secretário-Executivo de Planejamento e Orçamento:
Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto
Secretário-Executivo de Planejamento e Gestão Interna:
Ronaldo Lima Moreira Borges
Secretário Executivo de Gestão:
Adriano Sarquis Bezerra de Menezes
Diretor Geral:
João Mário Santos de França
Diretoria de Estudos Econômicos (Diec):
Ricardo Antônio de Castro Pereira (respondendo)
Diretoria de Estudos Sociais (Disoc):
Ricardo Antônio de Castro Pereira
Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep):
Marília Rodrigues Firmiano
Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin):
Rafaela Martins Leite Monteiro
Marília Rodrigues Firmiano: mestra em Economia (Caen/UFC) e graduada em Finanças (Caen/UFC). É diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep/Ipece)
Alexsandre Lira Cavalcante: doutor em Economia (Caen/UFC), mestre em Economia (Caen/UFC) e bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (Feaacs/ UFC). É analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec/Ipece).
Aprígio Botelho Lócio: mestre em Negócios Internacionais (Unifor) e bacharel em Ciências Econômicas (Feaac/UFC). É assessor técnico da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep/Ipece).
Cleyber Nascimento de Medeiros: doutor em Geografia (Uece), mestre em Geociências (UFRN) e graduado em
Estatística (UFRN). É analista de Políticas Públicas da Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin/Ipece).
Paulo Araújo Pontes: doutor em Administração Pública e Governo (FGV-SP), mestre em Economia (Caen/UFC) e graduado em Administração de Empresas (Uece). É analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos Econômicos(Diec/Ipece).