O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará – Ipece) elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) visa realizar uma análise comparativa dos municípios cearenses, considerando cinco diferentes dimensões relativas, conforme apresentação na Figura 1. Pelo terceiro ano consecutivo, é realizado em convênio com o Anuário do Ceará.
Estas dimensões são normalmente utilizadas na formulação de índices objetivando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios, como, por exemplo, nos trabalhos realizados por CFA (2017), Firjan (2015), TCE-PR (2016) e TCE-SP (2017).
Destaca-se que a partir da formulação e análise de um índice sintético pode-se analisar o ranking dos municípios cearenses nas mencionadas dimensões de forma integrada, criando, desse modo, subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal, visando um maior desempenho e o alcance de melhores resultados.
Neste contexto, o Anuário do Ceará e o Ipece consideram o ICGM útil para os gestores municipais por trazer informações que podem auxiliar a governança pública e para a sociedade por disponibilizar dados sobre os municípios cearenses, contribuindo para uma maior integração entre o Governo e a população.
O levantamento está estruturado em três seções, sendo a primeira referente a esta introdução; a segunda, à metodologia utilizada no cálculo do ICGM; e a terceira que apresenta os resultados do índice para o ano de 2018.
Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna:
Ronaldo Borges (respondendo)
Secretário Executivo de Gestão:
Flávio Jucá
Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento:
Flávio Ataliba
Diretor Geral:
João Mário Santos de França
Diretoria de Estudos Econômicos (Diec):
Ricardo Antônio de Castro Pereira (respondendo)
Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep)
Autores:
Marília Rodrigues Firmiano (diretora da Digep);
Aprígio Botelho Lócio (assessor técnico); e
Alexsandre Lira Cavalcante (analista de Políticas Públicas)