O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), cuja estreia ocorre nesta edição, foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Em convênio com o Anuário do Ceará, o Instituto realiza a análise comparativa dos municípios cearenses abordando as dimensões relativas à gestão fiscal, planejamento, transparência, resultado e eficiência.
Na elaboração, os pesquisadores do Ipece consideraram ser estas dimensões normalmente utilizadas na formulação de índices visando a avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios, citando-se, por exemplo, os trabalhos realizados por CFA (2017), Firjan (2015), TCE-PR (2016) e TCE-SP (2017).
A partir da formulação e análise de um índice sintético, é possível analisar o ranking dos municípios cearenses de forma integrada, criando, desse modo, subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal. Assim, ao contrário de uma comparação limitada como, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB), pode haver alterações a cada ano.
Os resultados do ICGM se referem a 2016, portanto o último ano do mandato anterior, para os 184 municípios cearenses. A adoção de 2016, como base se deve ao fato de que este ano oferece os dados mais recentes para todas as dimensões analisadas.
Ao tempo em que oferece à sociedade estes elementos, com a confiabilidade do Ipece, o Anuário do Ceará estabelece uma nova Era no ranqueamento das administrações, outrora carente de critérios técnicos claros e confiáveis.
O Anuário do Ceará e o Ipece consideram o ICGM como um parâmetro bastante útil para os gestores municipais. O estudo traz informações que podem auxiliar a governança pública e para a sociedade por disponibilizar dados sobre os municípios cearenses, contribuindo para uma maior integração entre o Governo e a população.
Secretário:
Francisco de Queiroz Maia Jr.
Diretor-geral:
Flávio Ataliba
Diretor da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep):
Cláudio André Gondim Nogueira
Analista de Políticas Públicas:
Cleyber Medeiros
Analista de Políticas Públicas:
Alexsandre Lira Cavalcante
Analista de Políticas Públicas:
Wítalo Paiva