Os campi de Sobral e de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram destaque em dois importantes eventos nacionais da área de tecnologia, o XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Eniac), em São Paulo, e o XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, em Belém.
Abner Sousa Nascimento, aluno da Engenharia da Computação do Campus de Sobral, recebeu o prêmio demelhor artigode graduação, no Eniac, realizado na sede da IBM Brasil, no último dia 24 de outubro.
O trabalho intitulado “Facial landmarks detection on faulty datasets with regression trees and principal component analysis parametrization” (na tradução, “Detecção de marcações faciais em base de dados com falhas através de árvores de regressão e parametrização da análise de componentes principais”) aborda uma metodologia para geração automática de marcadores, a partir de técnicas de inteligência computacional, que ajudem na identificação de expressões faciais em imagens de rostos humanos em diferentes situações.
O artigo é um dos resultados da pesquisa orientada pelo Prof. Iális Cavalcante de Paula Júnior, com colaboração da estudante Maria Raquel Lopes de Couto, ambos do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral, além do mestrando Danilo Alves Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, também do Campus de Sobral.
O Campus de Quixadá também se destacou no Eniac. O artigo “Plan existence verification as symbolic model checking”, (traduzido "Planejar verificação de existência como verificação de modelo simbólico"), do egresso do Curso de Ciência da Computação Macílio da Silva Ferreira e das docentes Maria Viviane Menezes e Leliane Nunes de Barros, foi premiado comobest paper.
O trabalho concorreu com 99 artigos submetidos, dos quais 57 foram aceitos e 4 foram selecionados para apresentação.
O Eniac é um dos principais fóruns nacionais para pesquisadores, profissionais e estudantes discutirem inovações, tendências, experiências e desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial e Computacional.
QUIXADÁ NO SIMPÓSIO DE IHC –As conquistas dos campi do Interior não pararam por aí. Na área de interação humano-computador, Quixadá também conquistou o primeiro e o terceiro lugar da Competição de Avaliação do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, realizada em Belém (PA).
Oprimeiro lugarfoi garantido com o trabalho "Hidrate Spark: avaliando um sistema ubíquo para motivar a ingestão de água", de José Cezar Junior de Souza Filho, Marcos Randel Brito, Antonio Raimundo Rocha Mendonça, Marcos Vitor Martins e Andréia Libório.
Já o trabalho "Uma avaliação da experiência de uso de aplicativos de acompanhamento do ciclo menstrual", de Brenno Nogueira, Edney Lourenço, Jêsca Nobre, Maryanna Araújo e Ingrid Monteiro, conquistou oterceiro lugar.
As professoras orientadoras são a coordenadora do Curso de Design Digital, Ingrid Monteiro, e a vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos do Campus de Quixadá, Andréia Libório.
A Competição de Avaliação de IHC teve caráter prático: os participantes fizeram a análise de um sistema computacional e, assim, aplicaram seus conhecimentos teóricos relacionados a metodologias de avaliação de IHC. Neste ano, a competição abordou o uso de tecnologia na área de saúde, com projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, à educação médica e ao acesso à informação na área farmacêutica, nutricional, entre outras.
UFC