Bens Tombados pelo Estado

Aquiraz

Casa de Câmara e Cadeia (Museu Sacro São José de Ribamar)

A edificação consiste em um pequeno prédio de planta retangular, no qual o primeiro pavimento, que servia de cadeia, foi erguido no século XVIII com paredes de pedra e cal. O segundo pavimento, onde se reunia a Câmara, data da seca de 1877 e foi construído a fim de fornecer trabalho aos flagelados. A adaptação para uso como museu ocorreu em 1967. Trata-se do primeiro museu sacro instalado no território cearense, que abriga conjuntos de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias do Estado, incluindo obras datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX. É possível encontrar uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, paramentos litúrgicos, missais e outros itens, totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que remetem ao barroco colonial cearense. A edificação compõe o patrimônio arquitetônico de Aquiraz, oriundo do século XVII, e passou por restauro entre 2009 e 2010, com recursos da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE).


Endereço: Praça Cônego Eduardo Araripe, 22, Centro. CEP 61700-000. Aquiraz (CE)


Casa do Capitão-Mor

A Casa do Capitão-Mor, além de ser a mais antiga construída em Aquiraz, é, na verdade, a Casa dos Ouvidores, erguida há cerca de 300 anos. Foi a residência da maior autoridade da capitania durante o século XVIII. A residência pertenceu ao capitão-mor Manoel da Fonseca Jaime, que governou a Capitania do Ceará de 1713 a 1716, época em que Aquiraz era sede do Governo do Ceará. Construída em taipa, a edificação apresenta telhado em duas águas e estrutura em madeira atada com tiras de couro de boi. O madeiramento é em pau-d’arco, carnaúba e aroeira, com portas de cedro, piso em tijoleira e arcaicas tramelas. Todas as ferragens são em ferro batido, de desenho singular, e os portais e as soleiras, em pau-d’arco. A casa fica ao lado da entrada do Engenhoca Parque, outro ponto turístico do município.


Endereço: Rua Capitão-Mor, 34, Centro. Loteamento Mirante do Rio. CEP 61700-000. Aquiraz (CE)


Igreja Matriz São José de Ribamar

Começou a ser erguida no início do século XVIII e, apesar de ter sofrido descaracterização, conserva elementos como as portas da entrada principal, as almofadas em ressalto e os painéis do forro. Há 12 painéis pintados a óleo sobre a madeira que forram o teto da capela-mor da edificação. Neles estão representados os principais episódios da vida de São José. As pinturas, de autoria e data ainda desconhecidas, formam um dos conjuntos de pinturas mais antigas do Estado.


Endereço: Praça Cônego Eduardo Araripe, Centro. Loteamento Rota do Mar. CEP 61700-000. Aquiraz (CE)

Aracati

Sobrado do Barão de Aracati (Instituto do Museu Jaguaribano)

Edificação do século XIX, o sobrado caracteriza-se pela esbeltez de suas formas e por ter a fachada principal em azulejaria portuguesa. A fachada tem nove envasaduras de corpo inteiro, divididas em três para cada nível (piso). O primeiro piso destinava-se originariamente ao comércio, ficando os demais para uso residencial. O sobrado conta ainda com um sótão que forma o quarto piso, com envasaduras para as empenas laterais da edificação (oitões). No interior do prédio, há uma escada helicoidal em ferro. Abriga atualmente o Museu Jaguaribano.


Endereço: Rua Coronel Alexanzito, 743, Centro. CEP 62800-000. Aracati (CE)

Barbalha

Casarão Hotel (Sobrado à Rua da Matriz)

O sobrado reflete a aristocracia de Barbalha do século XIX. Foi construído pelo comerciante Antônio Manoel Sampaio, membro de importante família da região. A construção do prédio foi realizada em breve espaço de tempo, sendo finalizada em 1859. Faltaram apenas as vidraças, pois, em viagem ao Recife para adquiri-las, o comerciante faleceu. O prédio teve como modelo os sobrados da rua Imperatriz, no Recife. Com projeto da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), o sobrado foi recuperado e adaptado às funções de hotel. As obras foram iniciadas em 1976, sob responsabilidade da extinta Superintendência de Obras do Estado do Ceará (Soec), e inauguradas em 20 de março de 1981. Abriga a Secretaria da Cultura do município.


Endereço: Rua da Matriz, 25, Centro. CEP 63180-000. Barbalha (CE)


Casa de Câmara e Cadeia de Barbalha

Durante a grande seca de 1877, a edificação foi construída com o objetivo de criar frente de trabalho para os retirantes. É uma unidade arquitetônica representativa da história do povo de Barbalha, estando situada no espaço onde anteriormente se realizava a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Desde 2016, passou a funcionar no local a Escola de Saberes de Barbalha (Esba).


Endereço: Rua Senador Alencar, 368, esquina com a Rua dos Cariris, Centro. CEP 63180-000. Barbalha (CE)

Camocim

Estação Ferroviária de Camocim

Foi inaugurada em 1881 e fica localizada na extremidade leste de Camocim, à margem esquerda do rio Coreaú. Edificada para ser o ponto inicial de interligação entre o Porto de Camocim e a Estrada de Ferro de Sobral, foi construída com traços arquitetônicos que apresentavam a influência exercida pelas edificações ferroviárias europeias no Brasil durante o século XIX. O prédio, em alvenaria portante (sem sustentações), tem feições neoclássicas e planta de desenho simétrico. Sedia a seção pedagógica da Secretaria Municipal da Educação.


Endereço: Praça Murilo Aguiar, s/n, Centro. CEP 62400-000. Camocim (CE)

Canindé

Basílica de São Francisco de Canindé

A construção passou por várias transformações para se adaptar às necessidades da evangelização, resultando na atual arquitetura, que a tornou conhecida como Novo Santuário. Foi capela, matriz e, em 1925, foi elevada à categoria de Basílica Menor pelo Vaticano. A arquitetura da Basílica apresenta torres e janelas góticas de 32 metros e uma cúpula central de 35 metros. Em 2010, ganhou nova pintura, revestimentos nas paredes internas com pedra granito, reparos no piso, nova iluminação, sistema de som e ventilação. É considerado o maior santuário franciscano das Américas e o segundo do mundo, ficando atrás apenas de Assis, na Itália (local de origem). É o principal local de visitação do município de Canindé e onde os romeiros pagam as promessas e fazem os agradecimentos.


Endereço: Praça da Basílica, 31, Centro. CEP 62700-000. Canindé (CE)

Crato

Casa de Câmara e Cadeia do Crato

Construída em 1877, a edificação está localizada no encontro da Praça da Sé com a rua Senador Pompeu, no Centro. O entorno é marcado por expressivas construções do século XX: casarões de altas empenas, com um ou dois pavimentos, e a Igreja da Sé. O prédio ocupa toda a profundidade do terreno, enquanto a lateral sul limita-se com a praça e a norte, com o pátio interno, onde estão as edificações de um só andar. A casa abrigou o Museu de Arte Vicente Leite, no pavimento superior, e sedia o Museu Histórico do Crato, no térreo. Em 2023, a prefeitura do município iniciou licitação para reforma. Até o fechamento da edição, o processo continuava.


Endereço: Rua Senador Pompeu, 502, Centro. CEP 63100-080. Crato (CE)


Estação Ferroviária do Crato

Foi inaugurada em 1926 pelo ministro da Viação, Doutor Francisco Sá. Localizado em frente a uma praça de especial evidência na malha urbana cratense, o edifício, pela condição de estação ferroviária, foi construído para funcionar como abrigo temporário aos passageiros. Por datar da primeira metade do século XX, o prédio reflete esteticamente um período de transição e é marcado por ecletismo arquitetônico. A edificação faz parte de um cenário de eventos significativos da história política e social da região, além de representar expressivo testemunho do desenvolvimento da cidade.


Endereço: Praça Doutor Francisco Sá, s/n, Centro. CEP 63100-330. Crato (CE)


Sítio Bebida Nova

Localizado na área rural do Crato, é um antigo engenho de rapadura no qual viveu Sérvulo Esmeraldo, escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. Abriga o Casarão da Bebida Nova, também chamado de Casarão dos Esmeraldo. Recebia a visita de importantes figuras da política, da cultura e da economia rural. Por seu solo fértil, o município foi um dos principais pontos de desenvolvimento econômico no âmbito rural.


Endereço: Caminho do sítio Bananeiras, distrito de Campo Alegre. CEP 63100-000. Crato (CE)


Sítio Caldeirão

Está localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no distrito de Santa Fé, a cerca de 20 quilômetro do Crato. É uma das áreas de interesse patrimonial de maior destaque no contexto histórico cearense por ter sido o cenário, entre os anos de 1928 e 1937, de uma experiência comunitária baseada na autogestão e na religiosidade popular, cujo líder foi José Lourenço Gomes da Silva, o beato José Lourenço. Atualmente, das várias construções edificadas para abrigar os participantes do movimento, restam a pequena capela de Santo Inácio de Loyola, relativamente conservada, e poucas casas em ruínas.


Endereço: Encostas da Chapada do Araripe, distrito de Santa Fé. Crato (CE)


Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Estado em 2008. É uma área protegida com espécies dos biomas caatinga e cerrado, até remanescentes da Mata Atlântica, que apresenta características da composição florestal original da área sul do Estado. Fechado para visitação em março de 2020, o equipamento retornou, em 2021, gradativamente a permitir atividades no local. O parque tem extensão de 93,54 hectares, com estrutura de trilhas ecológicas para visitantes. O acesso só é permitido mediante autorização prévia. Localizado a três quilômetros do Centro do município, o local faz parte do Geossítio Batateiras, vinculado ao Geopark Araripe, e é também Unidade de Conservação Ambiental (UCA) em nível estadual.


Endereço: Rua José Franca de Alencar, s/n, Seminário. CEP 63010-100. Crato (CE)

Fortaleza

Theatro José de Alencar (TJA)

Considerado um dos mais belos teatros-monumentos do Brasil, o TJA foi construído entre 1908 e 1910. A edificação recebeu uma estrutura de ferro importada da Europa por meio da firma Boris Frères à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co. A arquitetura tem como destaque os estilos art nouveau e neoclássico. Parte da pintura homenageia o escritor cearense José de Alencar, que dá nome ao teatro. A ideia original de teatro-jardim veio a se consolidar na década de 1970, com desenho projeto pelo paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. Em 2024, o TJA completou 114 anos de fundação.


Endereço: Rua Liberato Barroso, 525, Centro. CEP 60030-160. Fortaleza (CE)


Conjunto Palácio da Abolição e Mausoléu Castelo Branco (Residência Oficial do Governador)

A iniciativa de construir um palácio como sede do Governo do Ceará surgiu no início dos anos 1960, quando o então governador Parsifal Barroso solicitou o projeto ao arquiteto carioca Sergio Bernardes. A pedra fundamental do Palácio foi lançada em 1962 e, em 1965, o então governador Virgílio Távora iniciou as obras. O Palácio da Abolição forma um conjunto com o Mausoléu Castelo Branco, o anexo e a capela. A área envolve o perímetro da avenida Barão de Studart e as ruas Silva Paulet, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo. Entre 1970 e 1986, o Poder Executivo esteve sediado no local, e o primeiro governador a despachar no prédio foi Plácido Aderaldo Castelo. Após passar pelo Palácio da Luz, Centro Administrativo do Cambeba e Palácio Iracema, a sede do Executivo retornou ao Palácio da Abolição no governo Cid Gomes e permanece com o atual governador Elmano de Freitas. Em agosto de 2023, Elmano sinalizou que o mausoléu em homenagem ao general Humberto de Alencar Castelo Branco não ficaria mais no complexo arquitetônico.


Endereço: Av. Barão de Studart, 505, Meireles. CEP 60120-013. Fortaleza (CE)


Antiga Alfândega

O edifício compõe o conjunto portuário inaugurado em 1891, previsto no projeto do engenheiro inglês John Hawkshaw, elaborado no fim do século XIX para o porto de Fortaleza. A edificação tem características ferroviárias, contendo, em seu interior, adornos e elementos estruturais em ferro fundido e forjado. No saguão, colunas metálicas com fuste cilíndrico, decoradas com capitéis coríntios, escadaria dupla em dois lances, balcões, corrimão e gradis. Com o advento da República, o prédio sofreu alterações para adaptar-se às exigências provenientes do novo regime. Na década de 1930, com a mudança de localização do porto para a enseada do Mucuripe, as atividades portuárias foram também transferidas, e o prédio da alfândega passou a ser ocupado por setores da Secretaria da Fazenda. Nos anos 1980, o edifício foi adquirido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que atualmente desenvolve atividades no local.


Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. CEP 60060-188. Fortaleza (CE)


Edifício Residencial Unifamiliar (Prédio onde residiu Rodolfo Teófilo)


Casa de Detenção ou Antiga Cadeia Pública (Centro de Turismo)

Conhecida como Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) ou Centro de Turismo de Fortaleza, foi projetada e construída a partir de 1850 pelo engenheiro Manuel Caetano de Gouveia e concluída 16 anos depois. Em arquitetura neoclássica, a edificação caracteriza-se pela clareza construtiva e simplicidade das formas.


Endereço: Rua Senador Pompeu, 350, Centro. CEP 60025-000. Fortaleza (CE)


Campus Colégio Cearense do Sagrado Coração (atual Centro Universitário Estácio do Ceará)

Os anos de 1913 e 1914 são tidos como os de nascimento para as atividades do colégio, fundado pelos padres Missael Gomes, José Quinderé e Climério Chaves. Três anos depois, a administração da escola foi repassada aos Irmãos Maristas, um movimento religioso surgido na França em 1817 e trazido ao Brasil em 1897. O conjunto edificado sofreu vários acréscimos e intervenções nestes mais de 100 anos de existência sendo, porém, em sua maioria, reversíveis ou de fácil identificação. O tombamento definitivo, em nível estadual, do prédio do Colégio Cearense do Sagrado Coração, popularmente conhecido como “Colégio Marista”, foi aprovado em fevereiro de 2017. Atualmente, funciona no local o Centro Universitário Estácio do Ceará – campus Centro.


Endereço: Av. Duque de Caxias, 101, Centro. CEP 60035-111. Fortaleza (CE)


Estação Ferroviária Doutor João Felipe

A edificação do século XIX (1872-1880) apresenta características neoclássicas. Foi construída em grande parte com mão de obra dos trabalhadores da seca que afetou o Ceará no período de 1877 a 1879. Passou a ser aberta ao público no ano seguinte, em 1880. O local abriga o coração do Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, construído por meio da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.


Endereço: Rua Doutor João Moreira, 543, Centro. CEP 60030-000. Fortaleza (CE)


Cineteatro São Luiz

A construção do Cine São Luiz durou quase 20 anos, de 1939 a 1958. A decoração lateral do salão do cinema projetado pelo arquiteto cearense Humberto da Justa Menescal, com a participação de Humberto Monte, José Euclides Caracas e Oscar Dubeux Pinto, foi concebida por Osório Ferreira e Marcelino Guido Budini. A pintura ambiente ficou a cargo da empresa Shaffer e Harvath. A decoração parte de referências art déco, ressaltando formas geométricas e lineares, além de uma infinidade de cores e texturas. O hall para a plateia e para o balcão tem o piso e o revestimento em mármore de Carrara e três grandes lustres de cristal da antiga Tchecoslováquia. Em virtude do seu extenso tempo de construção, não é possível caracterizar um estilo arquitetônico. O equipamento apresenta elementos art déco tardios, além de elementos neoclássicos, e foi tombado em 1991. Em 2012, o prédio passou a sediar a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), um ano após ser adquirido pelo Governo do Ceará. Permaneceu fechado para reforma até a reabertura em maio de 2015, quando deixou de ser Cine São Luiz e virou Cineteatro São Luiz.


Endereço: Rua Major Facundo, 500, Centro. CEP 60025-100. Fortaleza (CE)


Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)

O Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará foi inaugurado em 1980 e, antes da sede atual, foi instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, onde passou 16 anos. A casa que hoje abriga o MIS foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do ex-senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951. Por determinação do então governador Virgílio Távora, em 1963, passou a ser residência oficial e sede do Governo do Estado, função que ocupou até 1971. Desapropriada pelo governo estadual, foi também sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990. Em 1996, o acervo audiovisual do Estado passou a ocupar o lugar. O prédio permaneceu fechado, entre o início de 2018 e março de 2022, período pelo qual teve obras de restauro. Reinaugurado, o equipamento conta com espaços expositivos, biblioteca física e digital, sala multiúso, auditório, laboratórios de restauro e digitalização do acervo, reserva técnica, estúdios de fotografia, ilhas de edição e sala imersiva com projetos para instalações multimídias.


Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles. CEP 60120-000. Fortaleza (CE)


Casa de Juvenal Galeno

Localizada perto do Theatro José de Alencar, a Casa de Juvenal Galeno foi construída pelo poeta em 1886 e transformada em centro de cultura em 1919 pelas filhas dele, Júlia e Henriqueta Galeno. Os anos 1930 e 1940 são considerados a fase áurea do local, quando a Casa era frequentada por artistas, intelectuais e políticos que cultivavam o gosto pelas letras. Os saraus literários que animavam as noites da casa eram prestigiados por escritores famosos como Leonardo Mota, Quintino Cunha, Jáder de Carvalho, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Fernandes Távora, Raimundo Girão, Moreira Campos, Mozart Soriano Albuquerque e tantos outros. Com estátuas e bustos de granito, móveis coloniais, arquitetura esmeralda e jardim assombreado, a Casa de Juvenal Galeno faz parte da memória cultural cearense e brasileira. Atualmente, é um dos maiores centros da cultura cearense do Estado.



Endereço: Rua General Sampaio, 1128, Centro. CEP 60020-030. Fortaleza (CE)


Farol do Mucuripe

O Farol do Mucuripe teve sua planta aprovada em 1829 e foi edificado entre 1840 e 1846. É um marco na história do Ceará, não só no aspecto físico como também no econômico. O farol foi atingido por um incêndio em 1846, passou por reformas em 1872 e, em 1957, foi desativado por ter se tornado obsoleto. Logo, em 1958, foi construído um segundo, o Novo Farol do Mucuripe, a cerca de três quilômetros do primeiro. O equipamento foi recuperado em 1981 e 1982, sendo tombado pelo Estado em 1983. Em 2017, foi inaugurado o terceiro, o Novíssimo Farol do Mucuripe, ao lado do antigo. No ano de 2019, a estrutura já apresentava mau estado de conservação, e um projeto de restauro foi desenvolvido em 2022 pelo Governo do Ceará. Após conclusão de estudos arqueológicos por parte da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a empresa responsável pela obra enviou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ofício para apreciação. O início das obras estava previsto para 2024, com R$ 2,6 milhões disponibilizados, conforme a Setur-CE.


Endereço: Av. Vicente de Castro, s/n, Cais do Porto. CEP 60180-320. Fortaleza (CE)


Hotel do Norte (Museu da Indústria)

Foi erguido no fim do século XIX, durante o governo de dom Pedro II. A primeira ocupação do Hotel foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da Capital. O prédio funcionou também como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, de 1895 a 1935; e sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. A edificação tem planta de forma retangular, com dois pavimentos ligados por escadaria trabalhada em ferro fundido, importada da Europa. No interior merecem destaque os amplos salões do pavimento superior, que conservam o piso original em tábua corrida. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995 e comprado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005. Em 2014, o prédio passou a sediar o Museu da Indústria, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi). O local abriga também um restaurante aberto ao público.


Endereço: Rua Doutor João Moreira, 143, Centro. CEP 60030-000. Fortaleza (CE)


Palacete do Ceará (Caixa Econômica Federal da Praça do Ferreira)

É uma obra da primeira metade do século XX. A edificação era formada por grandes salões, um restaurante no térreo, conhecido como Rotisserie Sportman, e o Clube Iracema, ponto de encontro da sociedade de Fortaleza. Com as transformações pelas quais passou a Capital, novas funções foram dadas ao prédio, que teve algumas intervenções nos interiores. Em 1945, foi adquirido pela Caixa Econômica Federal (CEF). Houve um incêndio em 1982 na estrutura do palacete. No entanto, as fachadas do local não foram atingidas.



Endereço: Rua Guilherme Rocha, 45, Centro. CEP 60030-140. Fortaleza (CE)


Palácio da Luz (Academia Cearense de Letras)

A edificação, datada do século XIX, é possivelmente o mais antigo prédio público de Fortaleza, feito ao redor de 1781, com estrutura em forma de polígono. Algumas mudanças no prédio foram realizadas ainda no século XIX. Por muitos anos, o espaço converteu-se em uma espécie de passeio público para a Cidade, onde hoje está a Praça General Tibúrcio, conhecida como Praça dos Leões. Em 1975, depois de ter passado por vários usos, o palácio foi transformado na Casa de Cultura Raimundo Cela. Atualmente, é a sede da Academia Cearense de Letras (ACL).


Endereço: Rua do Rosário, 1, Centro. CEP 60055-090. Fortaleza (CE)


Seminário da Prainha

Um dos prédios de maior relevância histórica e religiosa para Fortaleza, o Seminário da Prainha é uma edificação localizada ao lado da Praça Cristo Redentor. A inauguração ocorreu em 1864, e o nome veio do antigo bairro Outeiro da Prainha. A Igreja Nossa Senhora da Conceição, que faz parte do espaço, foi inaugurada anteriormente, em 1841. Em 2010, foi concluída a restauração do conjunto arquitetônico, que mantém um acervo de azulejos do século XIX, vindos de Portugal. Sedia a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), a Mitra Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e a Igreja da Prainha.


Endereço: Av. Dom Manuel, 3, Centro. CEP 60060-090. Fortaleza (CE)


Secretaria Estadual da Fazenda

A pedra fundamental da Secretaria da Fazenda foi lançada em 1924, e a inauguração da edificação ocorreu em 1927. O prédio é um exemplar da arquitetura eclética do Ceará. O projeto de execução da obra coube a José Gonçalves da Justa, num período marcado pela necessidade de o Governo ter instalações em prédios próprios.


Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 2, Centro. CEP 60055-000. Fortaleza (CE)


Antiga Escola Normal (Sede do Iphan)

A Escola Normal foi inaugurada em março de 1884, com projeto assinado pelo engenheiro civil austríaco Henrique Foglare, num período marcado pela busca de profissionais de educação que cumprissem com seus encargos. As atividades da escola foram realizadas no prédio até 1923, quando o espaço foi ocupado pelo Grupo Escolar Norte da Cidade. Algumas modificações foram realizadas na estrutura original da edificação, onde funcionou o Instituto Médico do Ceará, de 1947 a 1954. O local é composto por dois pavimentos e, desde 1987, abriga a sede da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará.


Endereço: Rua Liberato Barroso, 525, Centro. CEP 60030-160. Fortaleza (CE)


Banco Frota Gentil

Edificação construída no ano de 1925, com projeto do engenheiro João Sabóia Barbosa, abrigou a firma Frota & Gentil Sociedade Anônima, que funcionou até a década de 1960. Anos depois, houve uma filial do Banco Mercantil de São Paulo. Em 1956, o prédio passou para o controle do Banco do Commercio e Indústria de São Paulo S.A. (Comind), marcando o fim do Frota & Gentil. Localizada na esquina das ruas Floriano Peixoto e Senador Alencar, a edificação está inserida no contexto do ecletismo arquitetônico. Hoje, abriga uma agência do Itaú.


Endereço: Rua Floriano Peixoto, 326, Centro. CEP 60025-130. Fortaleza (CE)


Casa de Thomaz Pompeu

Em estilo art nouveau italiano e arquitetura de clara influência europeia, a casa levou cinco anos para ser construída, de 1924 a 1929, pelo engenheiro Thomaz Pompeu Sobrinho. Foi restaurada, em 2006, pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), cuja sede funciona no local. Todos os espaços do casarão foram aproveitados e adaptados para abrigar salas de aula, biblioteca, ilha digital, salas de exposição e ateliês artísticos. As intervenções resgataram e mantiveram a originalidade da edificação.


Endereço: Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga. CEP 60010-450. Fortaleza (CE)


Escola Jesus, Maria e José

A antiga Escola Jesus, Maria e José, propriedade da Arquidiocese de Fortaleza, está voltada para a lateral da Igreja do Pequeno Grande, no bairro Centro. Na edificação, que começou a ser construída em 1902 e foi concluída em 1905, destacam se as alas laterais do edifício, de cantos chanfrados, que permitem à fachada principal um recuo em relação à calçada. No mês de setembro de 2024, a edificação, construída pela Igreja Católica para levar educação e evangelização às crianças órfãs de Fortaleza, completa 122 anos.


Endereço: Rua Coronel Ferraz, s/n, Centro. CEP 60060-150. Fortaleza (CE)


Galpões da RFFSA (Extensão do Conjunto da Estação João Felipe)

Os galpões foram construídos em estilo neoclássico, em 1924, para receber e armazenar as mercadorias vindas do Interior pela estrada de ferro que ligava a Capital a Pacatuba. A planta geral é composta por sete galpões independentes, com pé-direito em torno de seis metros e fechamentos executados em alvenaria autoportante, enquanto a cobertura é feita com estrutura metálica, lembrando os trilhos usados nas linhas férreas, recobertos com telhas cerâmicas. A fachada principal dos galpões tem dois tipos de desenhos que se alternam, criando um movimento com efeitos ilusórios, seguindo sempre uma linguagem neoclássica. Em 2019, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) deu início a obras no local para a construção do Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, entregue à sociedade em março de 2022.


Endereço: Rua 24 de Maio, s/n, Praça Castro Carreira, Centro. CEP 60020-000. Fortaleza (CE)


Igreja Nossa Senhora do Rosário

A construção foi realizada por volta de 1730, em taipa e palha, por iniciativa de um africano escravizado. A igreja passou por reconstrução com o uso de pedra e cal em 1755. Considerado o templo religioso mais antigo de Fortaleza, por anos foi a “catedral” da Cidade até a conclusão da Catedral da Sé. No local, está enterrado Major Facundo (presidente da província do Ceará por três vezes, de 1837 a 1841).


Endereço: Rua do Rosário, 229, Centro. CEP 60055-090. Fortaleza (CE)


Palacete Jeremias Arruda (Instituto do Ceará)

O prédio foi construído entre 1919 e 1920 para servir como residência do comerciante Jeremias Arruda. O local já foi residência do Barão de Studart e tem projeto atribuído ao arquiteto João Sabóia Barbosa. Desde 1967, o prédio abriga a sede do Instituto do Ceará. O tombamento definitivo da edificação foi aprovado por unanimidade em fevereiro de 2019.


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro. CEP 60025-060. Fortaleza (CE)


Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões)

A Praça General Tibúrcio, conhecida como Praça dos Leões, era um largo areal em frente ao Palácio do Governo e à Igreja do Rosário. Após reforma, uma resolução da Câmara, em 1887, dá ao local o nome de Praça General Tibúrcio, uma homenagem ao general cearense que havia participado da Guerra do Paraguai e tem uma estátua no local. A praça também conta com uma estátua, em tamanho natural, da escritora Rachel de Queiroz e estátuas de leões.


Endereço: Cruzamento das ruas São Paulo e Sena Madureira, Centro. Fortaleza (CE)

Solar Fernandes Vieira (Arquivo Público)

Construída no século XIX, a edificação, composta por dois pavimentos, serviu de residência para o deputado Miguel Fernandes Vieira. O governo imperial adquiriu o solar em 1883 e utilizou as instalações do local como sede para a Tesouraria da Fazenda. Foi ocupado também pela Receita Federal. A estrutura do prédio apresenta 15 janelões no térreo, além de 19 sacadas na porção superior. Atualmente, abriga o Arquivo Público.


Endereço: Rua Senador Alencar, 348, Centro. CEP 60030-050. Fortaleza (CE)


Sobrado Doutor José Lourenço

O nome do sobrado é uma homenagem ao primeiro proprietário dele, o médico sanitarista e político militante do partido liberal José Lourenço de Castro Silva. O edifício foi construído na segunda metade do século XIX para servir tanto de residência quanto de consultório do médico. O Sobrado apresenta linguagem arquitetônica neoclássica e foi construído no século XIX. Era conhecido antes como Sobrado da Rua da Palma, atual Major Facundo. É considerada a primeira edificação composta por três andares no Ceará. Entre 2018 e 2019, passou por reforma, e a reabertura do espaço ocorreu em agosto de 2019.


Endereço: Rua Major Facundo, 154, Centro. CEP 60025-100. Fortaleza (CE)


Icó

Teatro da Ribeira dos Icós

É o mais antigo teatro cearense e o sexto mais antigo do Brasil. Com construção datada de meados do século XIX, mais precisamente em 1860, também foi um dos primeiros bens tombados pelo Estado. O edifício tem características neoclássicas e foi construído pelo médico francês Pedro Thebérge, então radicado em Icó. A parte posterior do edifício foi alterada quando o prédio ganhou feições hoje predominantes. Por ter sido listado no Programa Cidades Históricas, o teatro foi totalmente recuperado no período entre 1979 e 1980. O Teatro da Ribeira dos Icós faz parte do Sistema Estadual de Teatros do Ceará (SET-CE), estabelecido por meio da Lei 13.604, de 28 de junho de 2005, e ligado à estrutura administrativa da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Um dos locais responsáveis pela construção histórica e cultural do Ceará, o teatro passou por reforma no ano de 2019.


Endereço: Rua 7 de Setembro, s/n, Tamarinas. CEP 63430-000. Icó (CE)

Ipu

Igreja Nossa Senhora do Desterro

A edificação foi construída por volta de 1765 e é conhecida como Igrejinha do Quadro. A estrutura é composta por uma pia batismal, um coro de madeira e tribunas que serviam para as famílias nobres de Ipu assistirem aos atos litúrgicos. No altar-mor, como altar principal, ficavam a imagem de São Sebastião e mais quatro altares frontais. Na parte de trás da igreja, ficam a sacristia com os móveis e as alfaias litúrgicas dos sacerdotes. Uma parte da Praça Central, onde está localizado o patrimônio, é chamada pelos habitantes de “Praça da Igrejinha” e foi onde se deu início a cidade de Ipu.


Endereço: Praça São Sebastião, s/n, Centro. CEP 62250-000. Ipu (CE)

Quixeramobim

Casa de Antônio Conselheiro

A casa foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai de Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, que nasceu e viveu na residência até os 27 anos. Das partes originais, a casa tem somente as portas. Não apresenta janelas nas fachadas, à exceção da janela do sótão, com vista para o rio. O acesso ao sótão era feito por escada de madeira, de vão reto, com detalhes trabalhados em suas linhas de apoio e corrimão. Posteriormente, foi substituída por outra, helicoidal. Trata-se de construção modesta, com arquitetura singela.


Endereço: Rua Cônego Aureliano Mota, 210, Centro. CEP 63800-000. Quixeramobim (CE)

São Gonçalo do Amarante

Igreja de Nossa Senhora da Soledade

Situada no distrito de Siupé, em São Gonçalo do Amarante, em terreno de aproximadamente oito mil metros quadrados (m²), domina o centro da grande praça, ao redor da qual foram edificadas pequenas casas, características das antigas vilas missionárias. O resultado da análise arquitetônica leva a crer que a edificação obedeceu a duas etapas em sua construção, durante diferentes períodos. Acredita-se que a Igreja tenha sido edificada entre os anos 1730 e 1737.


Endereço: Rua Pedro Gomes, 108, Siupé. CEP 62670-000. São Gonçalo do Amarante (CE)

Senador Pompeu

Sítio Histórico do Patu (Vila dos Ingleses)

Confinava pessoas que fugiam da seca no interior do Ceará, sendo o único campo de concentração no Estado que ainda apresenta suas ruínas. No local, os indivíduos eram expostos a maus-tratos, como trabalho de mão de obra escrava. Além da edificação, o tombamento reúne os registros históricos do sítio. Centenas de pessoas morreram e foram enterradas no local.


Endereço: Ao lado da Estação Ferroviária, na CE-363. CEP 63600-000. Senador Pompeu (CE)


Sobral

Theatro São João

Foi construído durante a maior seca do período de 1877 a 1879, por iniciativa de um grupo de jovens — dentre eles, o escritor Domingos Olímpio — que criou a União Sobralense especialmente para esse fim. Após dificuldades nas obras devido à seca, o Theatro São João foi inaugurado em 1880, sendo o segundo mais antigo do Estado. Com desenho de João José da Veiga Braga, apresenta estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano e plateia em formato de ferradura com balcões. Hoje, faz parte da tríade dos teatros centenários e monumentais do Ceará, com o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, e com o Teatro da Ribeira dos Icós, em Icó. Foi reformado entre os anos de 2000 e 2004 a partir de um levantamento arqueológico feito pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em janeiro de 2024, a Prefeitura de Sobral anunciou uma reforma no local, com investimento de R$445 mil, para “recuperação do palco, pisos, coberta, instalações elétricas com luminárias em LED, nova pintura, além de reparos nas esquadrias, forros e adequações para rampas de acessibilidade”.

Não havia prazo para início das obras até o fechamento da edição.


Endereço: Praça São João, 156, Centro. CEP 62010-310. Sobral (CE)

Tauá

Igreja de Jesus, Maria e José (Igreja de Marrecas)

Foi construída no início do século XVIII, por volta do ano 1717. Está situada na Praça Almerinda Cidrão, tem planta retangular, com nave única e capela-mor, além da sacristia, à esquerda do altar. Um arco-cruzeiro faz a transição entre a nave e a capela-mor, que se desenvolve em dois níveis. Construída com alvenaria estrutural, a igreja tem paredes que chegam a um metro de largura.


Endereço: Praça Almerinda Cidrão, Marrecas. CEP 63660-000. Tauá (CE)


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Situada à margem esquerda do rio Trici, a Igreja foi construída em 1762 e, em volta dela, cresceu a cidade de Tauá. Localizada em terreno mais elevado, ainda se destaca na paisagem urbana como ponto focal da Praça Doutor Alberto Feitosa Lima. Os altares são trabalhados em alvenaria, e sobre a nave principal existe uma abóbada em pedra bruta, característica marcante da construção. A imagem da padroeira, no altar principal, foi importada de Portugal na época da colônia.


Endereço: Rua Coronel Lourenço Feitosa, 269, Centro. CEP 63660-000. Tauá (CE)

Várzea Alegre

Igreja de São Caetano

Tem a fachada principal voltada para a Casa Grande do antigo engenho de mesmo nome. Há, no entanto, a presença da rodovia CE-060 separando esses edifícios, o que vem a descaracterizar o sítio. Tipologicamente, trata-se de uma capela rural setentecista com partido em “T” incompleto, utilizado durante todo o século seguinte, principalmente em capelas rurais como a de São Caetano. O partido original da capela é bem preservado: apresenta planta com nave, capela-mor, sacristia e um pequeno cemitério aos fundos da capela-mor.


Endereço: Distrito de Naraniú, na CE-060. CEP 63540-000. Várzea Alegre (CE)


Bens em Processo de Tombamento

Crato: Sítio Bebida Nova

Senador Pompeu: Campo de Concentração do Patu (Vila dos Ingleses)

Barbalha: Sítio Histórico de Barbalha

Equipamentos Culturais Mantidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Aquiraz: Museu Sacro São José de Ribamar


Crato: Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável. Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a região do Cariri. A infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados (m²), sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário.

Crato: Vila da Música

Fortaleza: Pinacoteca

A Pinacoteca do Ceará abriu suas portas ao público no dia 3 de dezembro de 2022 e, até o dia 16 de julho de 2023, recebeu 84.217 mil visitantes. A mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração, seguia aberta à visitação até dezembro de 2023. A Pinacoteca do Ceará funciona de quinta a sábado, das 12 às 20 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas.

Fortaleza: Arquivo Público Estadual do Ceará, Arquivo Intermediário, Biblioteca Pública do Estado do Ceará, Casa de Juvenal Galeno, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Museu da Cultura Cearense, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Museu do Ceará, Porto Iracema das Artes, Sobrado Doutor José Lourenço, Teatro Carlos Câmara e Theatro José de Alencar.

Quixadá: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Quixeramobim: Casa de Antônio Conselheiro