Mais consistência e menos “achismo”

Publicado 10:41 | 04 de ago de 2023

Transformar a comunicação em verdade, somar esforços e investir em comunicação elencam fatores determinantes para ser apontada como “a marca mais lembrada” pelos consumidores. Um ativo e tanto, seja qual for a área de atuação.


Nesta edição, temos novidades na lista de categorias: além da estreia da Marca de Carro, retomamos a categoria Jornal e trazemos pelo segundo ano consecutivo duas delas: Marca que Representa o Ceará Área Social ou Ambiental.


Nas próximas páginas, temos os resultados para a pergunta “Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em…?”, em 23 categorias mais a Top do Top. O resultado reflete estratégias bem executadas, assim como sinaliza oportunidades e vácuos, vide exemplo da categoria Área Social ou Ambiental, em que 60,2% dos entrevistados não souberam informar nenhuma marca, assim como os 45,3% das pessoas que não lembram sequer um nome de uma empresa de segurança. Ficam a reflexão e a oportunidade de aproveitar o espaço na mente dos consumidores.


Por outro lado, os dados mostram empresas que não existem mais e/ou diminuíram sua presença no mercado, no entanto, são lembradas até hoje. Cecomil é um desses exemplos, que, mesmo tendo encerrado as atividades, ainda está na lembrança de 2,3% dos consumidores cearenses e 5,2% das classes A e B.


Após dois anos com o levantamento sendo realizado por telefone, por causa da pandemia de Covid-19, o questionário voltou a ser aplicado presencialmente. A propósito, o isolamento social, as novas jornadas de consumo e comportamentos ligaram o alerta.


O desafio é gigante, levando em conta que o branding ainda é pouco compreendido e bem mais complexo que vender produto ou serviço. De fato, é um ativo que precisa ser visto como um patrimônio da empresa, algo a ser trabalhado da porta para fora, assim como internamente.


O propósito (uma das palavras da moda), a verdade e o dia a dia da operação contribuem para determinada marca ser escolhida no momento da decisão de compra. O preço conta? Claro! Porém a consistência e a credibilidade valem bem mais no curto e longo prazo.


O marketing envolve uma cadeia de decisões e maturidade das pontas. Ressaltar o que se tem de forte, melhorar os pontos fracos e construir ou reforçar os laços com os consumidores estão na mira.


Anuário Datafolha Top of Mind segue como aliado para o mercado ao funcionar como base de parâmetros concretos e menos “achismos”. A partir do levantamento, agências e consumidores têm acesso a argumentos científicos e a uma importante baliza em segmentos diversos.



Joelma Leal

Joelma Leal, jornalista, especialista em marketing e titular da coluna Layout, do O POVO