Indústria cresceu 1,5% nos primeiros oito meses do ano

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil
14:23 | 03 de out de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a
produção industrial brasileira fechou os primeiros oito meses do ano com crescimento de 1,5%, mesmo com a queda
de 0,8%, frente a julho, na série com ajuste sazonal.
A queda de julho para agosto frente ao mês imediatamente anterior interrompe quatro meses consecutivos de expansão na produção, período em que a indústria acumulou crescimento de 3,3%.

Os dados relativos à Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil foram divulgados nesta terça-feira, 3, pelo IBGE e indicam que na série sem ajuste sazonal, confronto com igual mês do ano anterior, a indústria cresceu 4% em agosto deste ano, após também registrar taxas positivas em maio (4,5%), junho (0,9%) e julho (2,9%).

A taxa acumulada nos últimos 12 meses, no entanto, continua negativa e fechou agosto em -0,1%, prosseguindo com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016, quando o setor fechou com queda de -9,7%.

Queda após quatro meses de alta

A queda de 0,8% na produção industrial do país de julho para agosto deste ano teve como principal contribuição o setor de produtos alimentícios que chegou a retrair 5,5% e , depois de três meses consecutivos de crescimento, foi o que mais contribuiu para a queda do índice, seguido por máquinas e equipamentos (3,8%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,6%) e indústrias extrativas (1,1%).


Com informações Agência Brasil