Secretário Gelson Ferraz promete priorizar operação do Centro de Formação Olímpica

O equipamento foi entregue à população há dois anos e dois meses pelo ex-governador Cid Gomes, mas ainda sem funcionamento pleno
15:31 | 13 de fev de 2017 Autor: Joelma Leal

O novo secretário do Esporte do Estado (Sesporte), Gelson Ferraz, garante que cuidar do Centro de Formação Olímpica (CFO) é uma prioridade para sua gestão, segundo entrevista ao jornalista do O POVO, Bruno Balacó.


O equipamento foi entregue à população há dois anos e dois meses pelo ex-governador Cid Gomes, mas ainda sem funcionamento pleno.



“Nossa primeira missão é fazer o CFO funcionar. Temos que fazê-lo voltar a funcionar, inclusive fazendo receber grandes eventos, como já estaremos recebendo”, disse Ferraz, em referência UFC, que promoverá uma edição no local no dia 11 de março.


A inclusão do CFO como prioridade do titular da Sesporte é justificada em virtude da grande queixa de atletas e entidades esportivas locais, que reclamam não ter espaço para usufruir da estrutura do complexo esportivo.


O centro pode abrigar 26 modalidades olímpicas e paralímpicas, com equipamentos distribuídos em uma área de 85 mil metros quadrados.


Um dos entraves para a utilização plena do CFO é a indefinição do modelo de gestão. Dos grandes equipamentos, apenas o ginásio vem sendo utilizado com frequência, como palco de shows, partidas de basquete, vôlei e eventos de luta.


Além do CFO, Gelson Ferraz também destacou que dará atenção especial às Vilas Olímpicas administradas pelo Governo do Estado.


“Faremos a retomada das obras da Vilas Olímpicas. A partir da próxima segunda-feira empresas já estarão por lá. A princípio, nas unidades da Messejana e do Canindezinho, que já estão autorizadas”, anunciou o secretário, enfatizando que na sequências as outras Vilas (no Conjunto Ceará, no Genibaú e na cidade de São Benedito) também serão contempladas.


No plano de ações apresentado pela Sesporte estão previstas quatro competições para 2017: Jogos Escolares, Jogos Abertos do Interior, Jogos Paralímpicos do Ceará e Semana do Servidor.


Além disso, serão executados, com orçamentos já definidos, os projetos Brincando com Arte, Bolsa Esporte, PELC (Esporte e Lazer), Luta pela Cidadania e cursos de Capacitação.


No orçamento da pasta também estão previstos investimentos para a Lei de Incentivo ao Esporte, doações de materiais esportivos e passagens aéreas para delegações esportivas.