O Anuário do Ceará 2024-2025, lançado na segunda-feira, 1° de julho, tem como inspiração a estética modernista dos prédios da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A mais importante instituição de ensino do Estado, que completa sete décadas de história neste ano, também é homenageada no capítulo especial da nova publicação.
À frente das ilustrações está Carlus Campos, artista plástico e ilustrador do O POVO com mais de 30 anos de carreira. Para ele, o processo de criação da identidade visual do Anuário tem início com a definição do estilo do livro.
“O processo criativo acontece no início. Apresento opções de estilos e a partir desse momento a produção começa a se desenvolver. Como participei de edições anteriores, há sempre uma preocupação para a não repetição”, explica Carlus.
Nesta nova edição, a originalidade gráfica, desde os elementos à paleta de cores da publicação, reflete a influência da UFC na sociedade cearense.
“A maioria das ilustrações tem como base a linguagem arquitetônica modernista dos prédios. Dialogando com a instituição, a sociedade é representada graficamente em todas as suas cores. As cores representando os segmentos da sociedade. Procurei traduzir graficamente a inserção da universidade na sociedade”, destaca o ilustrador.
A gerente de Marketing e Design da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Andrea Araujo, é quem lidera a equipe responsável pelo design gráfico do Anuário do Ceará há quatro anos. Ela comenta que, para este ano, o objetivo da obra foi “criar uma experiência envolvente que capturasse a essência da vida universitária”.
“As ilustrações do artista Carlus Campos foram fundamentais nesse processo, trazendo uma interpretação artística da arquitetura da UFC e transformando-a em uma obra de arte cheia de narrativas e significados”, conclui Andrea.
Onde: bancas, livrarias e sede do O POVO
Venda avulsa: R$ 136
Assinantes: R$ 99 (na sede do O POVO)
Assinantes podem solicitar pelo telefone: (85) 3254 1010
Todo o conteúdo da versão impressa estará disponível no site www.anuariodoceara.com.br
Também pelas redes sociais: @anuariodoceara no Instagram