Ministra Rosa Weber toma posse da presidência do CNJ e do STF

A defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito marcaram o discurso de posse da ministra
13:33 | 13 de set de 2022 Autor: Anuário do Ceará

A ministra Rosa Weber tomou nesta segunda-feira, 12, da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito marcaram o discurso de posse da ministra.

Terceira mulher a presidir a Corte Suprema brasileira, a ministra enfatizou que a democracia conta maiorias e minorias como protagonistas do processo decisório e que estas devem conviver sempre sob a égide dos mecanismos constitucionais.

Ministra Rosa Weber toma posse na presidência do CNJ e do STF. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

A nova presidente, que substitui o ministro Luiz Fux, também fez referência aos 200 anos de Independência do Brasil, comemorados no último dia 7 de setembro. Ela ressaltou que o homenageado deve ser o povo do País.

Rosa Weber também falou sobre a própria trajetória no Poder Judiciário, iniciada em 1976 na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, e enfatizou o papel do STF na proteção da jurisdição constitucional e na garantida da integridade do regime democrático.

Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso assumiu o posto de vice-presidente do Supremo Tribunal Federal. A solenidade foi acompanhada pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, pelo presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira.


Com informações do CNJ