Metodologia de pesquisa em Cultura Alimentar é tema de formação gratuita na Escola de Gastronomia Social

Professor da Universidade do Estado da Bahia, Anderson dos Santos apresentará conceitos em torno das linhas de estudo comuns na pesquisa de campo da área da alimentação
14:06 | 22 de ago de 2022 Autor: Anuário do Ceará

Será realizada pela Escola de Gastronomia social Ivens Dias Branco, de 23 a 25 de agosto, a aula aberta “Metodologia para pesquisar a cultura alimentar: orientações para pesquisa de campo”. A programação será totalmente on-line, sempre às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.gastronomiasocial.org.br.

Sob o comando do professor Anderson dos Santos, a formação pretende compreender as abordagens metodológicas mais usadas para a pesquisa de campo na investigação da alimentação. Na primeira aula será abordado o método etnográfico e a compreensão da etnografia enquanto estratégia de relação com as culturas.

Na segunda, os instrumentos de coleta e análise de dados na pesquisa da cultura alimentar. Por fim, na última aula, o conteúdo será o literário e o visual como recurso metodológico.

Anderson Carvalho dos Santos

Nutricionista, Especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências Sociais e doutorando em Antropologia. É professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e pesquisador social nas áreas de cultura, juventude, urbanidades e alimentação.

Também é proprietário do restaurante Maré em Lauro de Freitas-Bahia, especializado numa leitura afrofuturista da gastronomia. Integrante do Slow Food como porta-voz da Comunidade Alguidá Salvador, atua em redes de cooperação técnico-política em torno da segurança alimentar e nutricional, de práticas e culturas alimentares entre grupos tradicionais.

Serviço

De 23 a 25 de agosto, a partir das 17 horas, via Google Meet

Inscrições gratuitas em www.gastronomiasocial.org.br

Dia 23, 17 horas - O método etnográfico: compreensão da etnografia enquanto estratégia de relação com as culturas

Dia 24, 17 horas - Instrumentos de coleta e análise de dados na pesquisa da cultura alimentar

Dia 25, 17 horas - O literário e o visual como recurso metodológico