A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital específico para os servidores efetivos do magistério de Fortaleza, por meio do Programa Observatório da Educação. O processo seletivo disponibiliza 105 vagas em cursos de mestrado e 23 vagas em cursos de doutorado, em programas de pós-graduação da UFC, para ingresso nos semestres 2022.2 e 2023.1.
As inscrições ocorrerão no período de 18 julho a 1º de agosto. O candidato deverá acessar o sitee preencher o formulário eletrônico disponível. Podem participar da seleção os profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam nas diversas instâncias da SME.
Este é o terceiro edital lançado por instituições cearenses de ensino superior em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), totalizando 237 vagas ofertadas neste ano. O primeiro edital foi divulgado no último mês de fevereiro, com a oferta de 89 vagas, em parceria com a Uece. Já o segundo ofertou, em abril, 20 vagas de mestrado no IFCE. Ao todo, os convênios possibilitarão a oferta de 397 vagas de mestrado e doutorado, até o final de 2024.
Observatório da Educação
O Observatório da Educação (Lei 11.207/2021) tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos. A disponibilização das vagas é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses.
O incentivo ao estudo e à qualificação permanente dos servidores também é prioridade dentro da política de valorização da categoria profissional da Educação. As vagas ofertadas por meio do Observatório da Educação fazem parte da ação da Prefeitura que deve criar 1000 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação, conforme Plano de Governo do prefeito Sarto.
Serão ofertadas ainda, dentro deste montante, 700 vagas por meio do Programa de Financiamento de mestrado e doutorado (Lei nº 11.199/2021), onde a Prefeitura financia 90% da mensalidade até o limite de R$ 1.500,00 para cursos de mestrado e R$ 2.200,00 para cursos de doutorado. O acesso ao benefício já está disponível. Para isso, o profissional de magistério de Fortaleza deve entrar com um processo administrativo no SPU-Virtual.