Com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), a 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema divulga a programação do evento, que se inicia neste sábado, 27, e segue até 3 de dezembro, em formato híbrido. Com mais de 40 filmes em cartaz, entre curtas e longas-metragens, haverá exibições presenciais em Fortaleza, além de transmissões pela internet e em canais televisivos.
A programação do Cine Ceará poderá ser acompanhada também no Canal Brasil (canal fechado), no serviço de streaming Globoplay, na TV Ceará (TVC) e no canal do festival no YouTube. Nos dias 2 e 3 de dezembro, também estão previstas sessões itinerantes do Cine Ceará nas unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), situadas em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).
Na capital cearense, os filmes das mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem serão exibidos no Cineteatro São Luiz. Já os curtas da Mostra Olhar do Ceará poderão ser vistos no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os ingressos para o Cine São Luiz serão emitidos pelo site Bilheteria Virtual, enquanto os do Cinema do Dragão estarão disponíveis uma hora antes de cada sessão. A entrada é franca.
Os equipamentos da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE) seguirão os protocolos sanitários estabelecidos por decretos do Governo do Ceará, dentre eles a obrigatoriedade de passaporte de vacinação contra a Covid-19.
A abertura do 31º Cine Ceará ocorrerá neste sábado, 27, às 19h30min, no Cineteatro São Luiz. Na solenidade, serão homenageados a atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes, artistas cearenses que receberão o Troféu Eusélio Oliveira. Na sequência, o primeiro filme da série de seis longas da Mostra Competitiva Ibero-Americana será a estreia mundial de Fortaleza Hotel, com direção do cearense Armando Praça.
No domingo, 28, a partir das 19 horas, será exibido o filme Bosco, documentário de coprodução Uruguai-Itália, dirigido por Alicia Cano Menoni. Na segunda-feira, 29, às 19h30min, será a vez do longa de ficção Vacío, de Paul Venegas, uma coprodução Equador-Uruguai.
Na terça-feira, 30, também às 19h30min, será apresentado o documentário 5 casas, dirigido por Bruno Gularte Barreto. Na quarta-feira, 1º, no mesmo horário, será exibido o longa de ficção Perfume de gardenias, de Macha Colón, uma coprodução Porto Rico-Colômbia. Na quinta-feira, 2, às 19h30min, encerra a mostra o filme A praia do fim do mundo, do cineasta cearense Petrus Cariry.
Treze filmes participam da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, com sessões noturnas de 27 de novembro a 2 de dezembro no Cineteatro São Luiz. Os curtas provêm de nove estados diferentes e foram escolhidos dentre 879 inscritos do País inteiro. Entre eles, há destaque para a produção audiovisual de realizadores do Nordeste, como os curtas O durião proibido, de Txai Ferraz (PE); Foi um tempo de poesia, de Petrus Cariry (CE); Encarnado, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro (PI); e Sideral, de Carlos Segundo (RN).
Integram a Mostra Olhar do Ceará três longas documentais, com exibições agendadas no Cineteatro São Luiz. Na quarta-feira, 1º, às 14 horas, será exibido Transversais, dirigido por Émerson Maranhão. Na quinta-feira, 2) no mesmo horário, será a vez do filme De uma distância esquizoide, do cineasta Gabriel Silveira, graduado em História pela UFC. Na sexta-feira, 3, às 14 horas, o último documentário da mostra será Minas urbanas, com direção de Natália Gondim.
Os 17 curtas selecionados da mostra cearense serão apresentados no Cinema do Dragão de 28 de novembro a 2 de dezembro, a partir das 14 horas. Após cada sessão, o público terá a oportunidade de debater com os realizadores dos filmes, sob a mediação de Camila Osório. Durante todos os dias do festival, os mesmos curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará poderão ser vistos no canal do evento no YouTube, das 8 horas às 13 horas.
A cerimônia de encerramento do Cine Ceará, com a premiação dos vencedores das mostras competitivas, acontecerá na sexta-feira, 3, às 19h30min, no Cineteatro São Luiz. Os longas-metragens concorrem nas categorias Melhor Filme, Direção, Atuação Feminina, Atuação Masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som e Direção de Arte.
O júri avaliará os curtas nas categorias Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. No último dia do evento, será exibido, de forma hors concours, o documentário Marinheiro das montanhas, do cineasta cearense Karim Aïnouz.
O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult-CE, da UFC, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Com apresentação da SP Combustíveis, o Cine Ceará tem o Canal Brasil como exibidor oficial, o patrocínio VIP da Nacional Gás, Indaiá e Esmaltec, e o patrocínio da Cagece, do Banco do Nordeste e da Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem apoio cultural da Cegás e da Universidade de Fortaleza (Unifor), com agradecimentos à Enel.
A programação completa e outras informações sobre o Cine Ceará podem ser consultadas no site e no perfil do evento no Instagram.