O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um dos finalistas na edição 2021 do Prêmio RESS Evidencia com o trabalho “Falhas operacionais no controle da hanseníase em redes de convívio domiciliar com sobreposição de casos em áreas endêmicas no Brasil”. O artigo é fruto de pesquisa coordenada pelo Prof. Alberto Novaes Ramos Júnior, do PPGSP da UFC.
O texto selecionado traz uma análise da vulnerabilidade institucional de serviços de saúde no desenvolvimento das ações de atenção a pessoas com hanseníase e de vigilância de contatos. Reconhece ainda falhas operacionais no processo de vigilância de contatos de hanseníase no contexto de redes de convívio domiciliar.
O trabalho contou com a parceria do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia; das Secretarias Municipais de Saúde de Cacoal (Rondônia) e de Picos (Piauí); do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e do Hospital Giselda Trigueiro, da Secretaria Estadual de Saúde de Natal, no Rio Grande do Norte.
A votação para a escolha do vencedor de melhor artigo a ser publicado pela Epidemiologia e Serviços de Saúde: Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS) é aberta ao público e acontece através de formulário on-line até 17 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no site do PPGSP.
Saiba mais – O Prêmio RESS Evidencia foi instituído em 2012 com o objetivo de promover o reconhecimento do melhor artigo original publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde: Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS) a cada ano. A revista Epidemiologia e Serviços de Saúde é um periódico científico, de acesso livre e com periodicidade trimestral, editado pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (CGDEP/SVS/MS).
UFC Notícias