Olimpíadas de Tóquio têm oito cearenses: tenista Thiago Monteiro estreia na madrugada de sábado, 24

O atleta é o principal tenista brasileiro na atualidade e ocupa a 93ª colocação no ranking de simples da Associação de Tenistas Profissionais (ATP)
15:36 | 23 de jul de 2021 Autor: Anuário do Ceará

O tenista Thiago Monteiro, natural de Fortaleza, abre a lista de estreias dos cearenses que estão participando das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O atleta é o principal tenista brasileiro na atualidade e ocupa a 93ª colocação no ranking de simples da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Thiago irá enfrentar o alemão Jan-Lennard Struff na madrugada deste sábado, 24, às 1h10min. Além dele, outros sete atletas do Ceará irão competir nos jogos olímpicos. Também estreia no sábado a surfista Silvana Lima, de Paracuru. A competição tem início às 22h20min.

No vôlei de praia, a cearense Rebecca Silva e sua parceira Ana Patrícia Ramos jogam sua primeira partida contra as quenianas Brackcides Khadambi e Gaudencia Makokha. O jogo será neste domingo, 25, a partir das 23 horas. Também no domingo, o cearense Manoel Messias disputará a prova masculina de triatlo, a partir de 18h30min. Na segunda-feira, 26, no mesmo horário, a cearense Vittoria Lopes integra as competidoras do triatlo feminino.

O time brasileiro de handebol também conta com uma cearense, a ponta direita Adriana Doce, a última da equipe dos atletas do Ceará a ser confirmada para os jogos olímpicos. As meninas estreiam neste domingo, às 23 horas, contra a Rússia. A lista de cearenses conta ainda com Laila Ferrer, no lançamento de dardo, no dia 2 de agosto; e com Ana Cláudia Lemos, que estreia no atletismo no dia 4 de agosto.

E os cearenses são esperança de medalha para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), especialmente no triatlo, no surfe e no vôlei de praia, que contam com atletas de destaque no cenário esportivo mundial. Manoel Messias conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de Triatlo, em junho, enquanto Vittoria Lopes ficou em segundo nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. A surfista Silvana Lima também entra forte na disputa.

Radicados no Ceará

O Ceará torce também por dois atletas que são radicados no Estado. O nadador Luiz Altamir disputará a prova de revezamento 4x200m, nesta terça-feira, 27, às 8h17min. Já o cavaleiro Marlon Zanotelli participará das provas de hipismo, com início previsto para o próximo sábado, 31, às 19h45min.

Serviço

Sábado (24/7)

Tênis, às 1h10min

Thiago Monteiro x Jan-Lennard Struff (ALE)

Surfe feminino, às 22h20min

Silvana Monteiro

Domingo (25/7)

Triatlo, às 18h30min

Manoel Messias

Vôlei de praia, às 23 horas

Rebecca Silva e Ana Patrícia Ramos x Khadambi e Makokha (KEN)

Handebol, às 23 horas

Brasil x Rússia

Segunda (26/7)

Triatlo, às 18h30min

Vittoria Lopes

Terça-feira (27/7)

Natação, às 8h17min

Luiz Altamir no revezamento 4x200m

Sábado (31/7)

Hipismo, às 19h45min

Marlon Zanotelli

Segunda-feira (2/8)

Lançamento de dardo, às 21h20min

Laila Ferrer

Quarta (4/8)

Atletismo, às 22 horas

Ana Cláudia Lemos no revezamento 4x100m