O período de matrícula para alunos novatos nas escolas da rede estadual de ensino começa na próxima quinta-feira, 14. Esta etapa é dedicada aos estudantes oriundos da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.
Neste ano, a matrícula para as escolas de Fortaleza ocorrerá de forma online por meio da plataforma matricula.seduc.ce.gov.br .Trata-se de um novo sistema desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) com o objetivo de agilizar o atendimento e garantir mais segurança neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.
O atendimento presencial na Capital será destinado apenas aos pais que não dispõem de acesso à internet. As medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula.
Nos demais municípios, o processo de matrícula ocorrerá de forma presencial, seguindo o cronograma estabelecido por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).
Documentos necessários
Para realizar a matrícula de forma online, devem ser anexados os seguintes documentos: certidão de nascimento, casamento ou RG e a declaração de matrícula do ano de 2020. Para o processo presencial, é necessário apresentar: cópia da certidão de nascimento; transferência ou declaração de escolaridade; duas fotos 3×4 do estudante; cartão de vacinação (conforme Lei no 16.929 de 09 de julho de 2019 para alunos com até 18 anos de idade e, também, precisamente para os estudantes do Ensino Médio); cópia da identidade e número do CPF; e Número de Identificação Social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento.
Matrícula online
Antes de solicitar a matrícula online, é preciso realizar o cadastro do usuário na plataforma matricula.seduc.ce.gov.br. Estudantes maiores de 18 anos ou pais/responsáveis devem acessar o sistema para informar dados pessoais. Ao realizar o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.
No momento da solicitação da matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série e o turno de interesse. O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.
A rede pública estadual de ensino conta com 730 escolas. As vagas nesta etapa da matrícula estão sendo disponibilizadas para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral na capital e interior do Estado.