O 19º Noia – Festival do Audiovisual Universitário está confirmado para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro e este ano, por causa da pandemia, o Festival realiza sua edição em formato online.
Na programação, que é totalmente gratuita, mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), exposição de fotografia e shows de bandas universitárias, sessão Noia Kids com Acessibilidade (com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras), workshops, debates pós-exibição, Seminário de Sustentabilidade, e Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário. Tudo será transmitido pelo YouTube do Festival Noia e do O POVO Online.
O Festival recebeu 244 inscrições dentre curtas-metragens, fotografias e bandas. A curadoria de Cinema foi feita pelas realizadoras Rúbia Mércia, Irene Bandeira e Mariana Freitas. A curadoria de Música foi feita pelo músico Carlinhos Nação e pela produtora Monique Souza; e a curadoria de Fotografia foi feita pelo fotógrafo e professor universitário Carlos Gibaja.
Dentre as atividades deste ano, o público infantil terá a Mostra Noia Kids com Acessibilidade, em parceria com Fórum Cearense de Animação, com exibição de curtas-metragens com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras. A mostra ocorre no dia 2 de dezembro, às 14h.
Também teremos oficinas de Cinema, de Fotografia e de Música, destinada a jovens e adultos que tenham interesse em aprender um pouco mais sobre essas linguagens. No dia 01 de dezembro, de 9h às 12h, acontece a oficina de “Fotografía Familiar”, ministrada pelo fotógrafo Carlos Gibaja. No dia 02 de dezembro, das 9h às 12h, acontece a oficina “Contando Histórias Com Música”, com o músico Gabriel Aragão (da banda Selvagens à Procura de Lei). E encerrando o ciclo das oficinas, no dia 03 de dezembro, temos “Direção de Curta-metragem de Baixo Orçamento”, com o realizador Déo Cardoso, no mesmo horário.
No dia 1º de dezembro, às 14h, o “Seminário de Sustentabilidade com Foco em Eventos Culturais” terá a participação de especialistas do setor de sustentabilidade para conversar sobre Economia Circular inserida na cadeia produtiva da Cultura. E no dia 3, às 14h, no “Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário”, serão debatidas as transformações das diversas linguagens artísticas realizadas em ambientes acadêmicos, geradas pela pandemia do coronavírus e sua influência como marco de um novo paradigma universal.
As atividades são gratuitas e para se inscrever nas oficinas, debates pós-sessão e seminários, basta acessar os links disponíveis no site do Noia e participar. Para assistir às mostras de curtas-metragens, bandas e fotografias não énecessária inscrição prévia.
O Noia 2020 é uma realização da PROPONO Consultoria Cultural, com apoio da Enel via Mecenas Ceará; com apoio institucional da Secult Ceará e do Governo do Estado do Ceará; promoção do Grupo de Comunicação O POVO e parceria com a Fundação Demócrito Rocha.