Inscrições abertas para a 2ª edição do FutFórum

A proposta é reunir profissionais que atuam em diversas áreas estratégicas do futebol para analisar e refletir sobre práticas de sucesso
16:22 | 18 de nov de 2020 Autor: Anuário do Ceará


O Futforum 2020 entra em sua 2ª edição, desta vez no formato totalmente online e será realizado dia 3 de dezembro, das 9 horas às 19 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site http://futforum.com.br/.

A proposta é reunir profissionais que atuam em diversas áreas estratégicas do futebol para analisar e refletir sobre práticas de sucesso, compartilhadas por personalidades do mercado e objetivando a troca de experiências e o relacionamento empresarial a partir de debates.

Programação

9 horas às 10 horas

A participação da mulher na indústria do futebol dentro e fora dos gramados

Participantes:

- Maria Vieira - Pedagoga de formação, exerce há três anos o cargo de Presidente do FC Atlético Cearense, conquistando boas colocações no Campeonato Estadual, acesso à Copa do Brasil e vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

- Michelle Ramalho - Graduada em Administração e Direito, Conselheira da OAB-PB e membro da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB nacional. Foi Auditora do Supremo Tribunal Desportiva e é Presidente da Federação Paraibana de Futebol.

- Bruna Rufino - Integrante da equipe responsável pela gestão comercial do Estádio do Morumbi. Atua nas áreas Comercial e de Marketing de equipes de futebol desde 2017, trabalhando na Ponte Preta e atualmente no São Paulo. Também possui experiência no jornalismo esportivo.

10 horas às 11 horas

Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing

Participantes:

- José Renato S. Santiago Jr - Autor de 9 livros sobre Futebol, Doutor e Mestre pela USP, Gestor de Projetos Esportivos e dono do maior acervo de publicações sobre futebol no mundo de acordo com o Guinness World Records.

- Valdir Appel - Ex-goleiro profissional do América/RJ, Sport/PE, Vasco da Gama e Volta Redonda. Encerrou a carreira em 1982 e passou a cultivar o hobby de pesquisar sobre futebol. Possui rico acervo particular e escreve crônicas em jornais sobre os bastidores da bola. É autor de 5 livros.

- Victor L. Figols - É doutorando em História na UFPR, Bacharel, licenciado e mestre em História pela UNIFESP. Estuda as identidades clubísticas e regionais dos clubes espanhóis no contexto da globalização do futebol. Trabalha com temas de História Contemporânea, com foco nas questões nacionais e na globalização. É editor e colunista do Ludopédio.

11 horas às 12 horas

La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial

Participantes:

- Jotapê Saraiva - Publicitário, palestrante, Especialista em Marketing Esportivo e Digital. Atua no mercado da comunicação esportiva desde 2012, possuindo mais de vinte marcas esportivas atendidas em seu portfólio. Fundou a Agência MKTFC em 2014 e, desde 2015, iniciou o Brand Bola, plataforma pioneira sobre o marketing focado no futebol.

- Rafael Zanette - Graduado em Administração e Especialista em Gestão e Marketing no Esporte pelo ICPG. Fundador da Passione Marketing Esportivo. Trabalhou Diretor de Negócios do Avaí e como Gerente de Marketing do Palmeiras e Atlético Mineiro.

- Daniel Alonso Duarte - Formado em Administração e MIB em Comércio Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela. Especialista em Marketing Esportivo, Desenvolvimento de Negócios e Análise de Mercados Internacionais. Representou a LaLiga em Portugal e atua como representante do Campeonato Espanhol no Brasil desde 2019.

12h30min às 13h30min - Intervalo

13h30min às 14h30min

Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento

Participantes:

- Fernando Leite - Ex-atleta de futebol com atuação no Brasil e na Europa, trabalhou nos últimos 13 anos como Gerente e Executivo de Futebol profissional em equipes como o Paraná Clube, Londrina, Paysandu, FC Cascavel, Cuiabá e atualmente no Náutico/PE

- Felipe Albuquerque - Executivo de Futebol formado em Gestão de Futebol pela CBF Academy. Afiliado à Associação Brasileira dos Executivos de Futebol - ABEX. Trabalhou no Vila Nova/GO e atualmente atua no Paysandu/PA.

- André Mazzuco - Experiência em categorias de base e formação de atletas. Trabalhou na gestão de equipes profissionais como Coritiba, Red Bull Brasil e Paysandu. Professor e colaborador da CBF Academy, Federação Paulista de Futebol e Universidade do Futebol. É diretor executivo do Vasco da Gama.

14h30min às 15h30min

Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da FIFA

Participantes:

- Cláudia Carpeggiani - Empresária, proprietária da Carpeggiani Sports, formada em Direito e pós-graduada em Direito Desportivo e Negócios no Esporte. Atua na gestão de carreiras de atletas de futebol, mediação de negócios e projetos esportivos.

- Stephanie Figer - Graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing de Serviços pela FAAP/SP e Gestão Esportiva pela FIFA/CIES/FGV. Faz parte do Grupo Figer, empresa fundada por seu avô, Juan Figer, um dos precursores da intermediação no futebol e gestão de carreiras. Desempenha a função de representar clubes, treinadores e jogadores.

- Marcelo Lipatín - Ex-jogador do futebol uruguaio com passagens profissionais em clubes da Itália, Grécia, Portugal, México e Japão. No futebol brasileiro jogou no Coritiba e no Grêmio. É empresário de jogadores na Lipatin Sports, empresa com sede no Paraná.

15h30min às 16h30min

Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes

Participantes:

- Adriano Ávila - Designer Gráfico, fundador do portal Futbol.com - Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol. Desenvolveu a Metodologia dos 3T's: Tradição, Torcida e Troféus, onde trabalha a identidade visual dos clubes na geração de valor e receita.

- Luís Costinha - Especialista em Desenho e Aplicação de Identidade Corporativa pela Escola Universitária Elisava de Barcela, com experiência de 10 anos em Branding Desportivo. Trabalhou no rebranding do Espanyol e no Deportivo La Corunã da Espanha, além do Sporting de Portugal. Participou de projetos ligados à indústria do futebol com clubes, federações e atletas na Europa e na América do Sul.

- Paulo Lima - Designer com MBA em Branding e Design Estratégico. Atua com Design Esportivo na Cobra Coral, marca própria do Santa Cruz FC. Possui experiência também como Designer na PE Retrô, especializada em licenciamento de modelos antigos de camisas de futebol.

16h30min às 17 horas - Intervalo

17 horas às 18 horas

O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF

Participantes:

- Mauro Carmélio - Formado em Direito, é Presidente da Federação Cearense de Futebol. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Em 2014, foi nomeado representante da CBF na CONMEBOL e indicado como representante e votante nas eleições da FIFA em 2015 e 2019.

- Diogo C. Netto - Doutor em Medicina Esportiva na Infância e na Adolescência, e Mestre em Fisiologia da Performance, ambos pela UFPR. Ocupa o cargo de High Performance Expert da FIFA e é Gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol.

18 horas às 19 horas

Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades

Participantes:

- Ana C. Mizutori - Mestranda em Direito Desportivo pela PUC/SP. Auditora do STJDFS. Advogada com Especialização em Direito Empresarial do Trabalho e Compliance Trabalhista, e Gestão de Pessoas, ambos pela Fundação Direito Desportivo Getúlio Vargas; Extensão em Direito Desportivo pela - FGV Law e pelo IFC. Ex-coordenadora do Departamento Jurídico do Ceará Sporting Club.

- Lênin Franco - Gerente de Negócios do Bahia. É graduado em Publicidade e Propaganda pela POLIFUCS com MBA em Gestão de Projetos pela UNIJORGE. Atua na Indústria do Futebol desde 2005 e exerce o cargo de Gestor de Negócios de Marketing e Comercial da equipe baiana desde 2013.

- Bruno Balacó - Jornalista, cronista esportivo e mestrando em Comunicação na UFC. Pesquisador de futebol e mídia esportiva, com trabalhos nas áreas de interação com a audiência, transmissões esportivas via streaming e podcast. É membro fundador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Editou as obras Arena Castelão: templo do futebol cearense e Leão 100 anos.