A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR) inicia nesta sexta, 25, o curso Prevenção ao Suicídio, realizado de forma virtual, com a realização de videoaulas e disponibilização de cartilhas e fascículos digitais.
Na mesma data, 25 de setembro, será possível acessar e baixar a terceira cartilha da iniciativa. Desta vez, o conteúdo é voltado para o público adulto.
O curso tem 40h/aula, é totalmente gratuito e composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1, dia 25/9–Suicídio na atualidade
O Suicídio ao longo da história. Suicídio na atualidade: um problema de saúde pública. Suicídio e o estigma. Mitos e verdades.
Módulo 2, dia 2/10 –Os impactos sociais do suicídio e a necessidade de políticas públicas
Epidemiologia do suicídio. Grupos vulneráveis: quem são? Impactos social e econômico do suicídio. Políticas públicas e suicídio.
Módulo 3, dia 9/10 –Transtornos mentais e suicídio na infância e adolescência
Epidemiologia do suicídio na infância e adolescência. Peculiaridades na avaliação e fatores de risco específicos da idade. Depressão. Transtorno bipolar. Uso de substâncias. Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). Transtorno opositivo desafiador (TOD). Transtorno de conduta.
Módulo 4, dia 16/10 –Prevenção, proteção e pósvenção ao suicídio
Intervenções preventivas. Fatores de risco e de proteção. Avaliação do risco de suicídio. Características e dinâmica do atendimento. Conscientização. Posvenção: Como lidar com o luto.
Prevenção à Automutilação
Além do "Prevenção ao Suicídio" há, também, o curso de "Prevenção da Automutilação", de 20h/aula.
Ambos os cursos integram o projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e a Automutilação, que busca abordar essas temáticas de forma pedagógica e didática.
A iniciativa é realizada em parceria com órgãos como a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde do Brasil (MS), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O programa utiliza ferramentas midiáticas para promover- entre outros, conteúdos educativos e democráticos para o público adolescente. A ideia é contribuir para com a formação dos profissionais, buscando facilitar o desenvolvimento comunitário e reforçar a atuação de prevenção ao suicídio e da automutilação.
Os inscritos podem ter acesso a todo o material – fascículos e videoaulas – estão reunidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):cursos.fdr.org.br
Os interessados devem acessar o siteprevencaoevida.com.brpara efetuar a inscrição, além de fazer odownload gratuito das cartilhas:
Cronograma das cartilhas:
11/9 - voltada para público entre 11 e 14 anos de idade
18/9 - voltada para público entre 15 e 18 anos de idade
25/9 - voltada para público adulto
As datas das videoaulas são: 14/9, 21/9 (prevenção à automutilação) e 28/9, 5/10, 12/10 e 19/10 (prevenção ao suicídio), exclusivas para os inscritos.