Parceria entre Senai e SAP vai promover capacitação de 3600 internos do sistema prisional

A assinatura da parceria ocorreu no Instituto Penal Francisco Hélio Viana de Araújo (IPFHVA), em Pacatuba
19:26 | 21 de set de 2020 Autor: Joelma Leal

Foi realizada a assinatura oficial da parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para o início do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap).

O objetivo é a reinserção de pessoas privadas de liberdade na sociedade, por meio da qualificação profissional, com a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional em diversos segmentos tecnológicos. No total, serão capacitados 3.600 alunos, distribuídos em oito unidades prisionais, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. A ação é mais uma etapa do projeto Sou Capaz, que capacitou 4 mil internos em 2019.

As primeiras 12 turmas iniciaram no último dia 8, contemplando 240 alunos. “Ao final das 160 horas/aula, serão montadas oficinas nos locais para que eles possam trabalhar e exercitar os conhecimentos adquiridos. Assim, os alunos de panificação, por exemplo, poderão fazer os pães que serão consumidos na própria unidade; os alunos de corte e costura poderão fazer os uniformes utilizados, e assim por diante”, explicou Sônia Parente, gerente de educação do Senai Ceará.