Aluna da rede estadual é selecionada para participar de intercâmbio na Alemanha

A estadia ocorre na cidade de Frankfurt, onde a estudante participa de agenda intensa
08:07 | 15 de jan de 2020 Autor: Anuário do Ceará

A aluna Marcele Maciel Cavalcante, 15, está prestes a começar a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI, em Fortaleza, onde faz curso técnico em Hospedagem. A jovem participa de um curso de imersão na Alemanha, durante 21 dias, voltando ao Brasil em fevereiro.

A estadia ocorre na cidade de Frankfurt, onde a estudante participa de agenda intensa, incluindo curso de aprofundamento no idioma, visitas a pontos turísticos e eventos culturais.

A excursão está sendo proporcionada pelo “Projeto Escolas: uma parceria para o futuro (Pasch)”, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, junto com o Instituto Goethe. A EEEP Paulo VI é parceira da iniciativa e oferta curso de alemão para seus alunos. Marcele foi selecionada após gravar um vídeo se apresentando naquela língua e explicando por que deveria ser agraciada com a oportunidade.

Centros Cearenses de Idiomas

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), também disponibiliza aos alunos da rede estadual os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), que oferta aulas gratuitas de inglês, espanhol e francês. Ao todo são 13 Centros, que estão localizados em Fortaleza (Shoppings Benfica, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Via Sul e uma unidade no Conjunto Ceará), Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Maranguape.

Estudar Fora

No ano passado, também foi lançado o Programa Estudar Fora, que tem o objetivo de garantir aos estudantes da rede pública estadual de ensino a possibilidade de estudar uma língua estrangeira por meio de intercâmbio internacional.

Ofertado de forma gratuita, o programa visa fortalecer nos alunos do Ensino Médio o conhecimento e o domínio prático de uma língua estrangeira, intermediando a relação com escolas públicas ou privadas nos países de destino, com duração de um a seis meses. Os processos seletivos para o Programa Estudar Fora serão disciplinados e divulgados pela Seduc por meio de editais, os quais estabelecerão a modalidade de intercâmbio, a quantidade de vagas e os procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos.