A Secretaria da Educação (Seduc) lança nesta quarta-feira, 29/5, às 8 horas, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, as ações do Enem Chego Junto, Chego Bem para 2019. O evento contará com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, da presidente do Conselho Curador da Fundação Demócrito Rocha, Luciana Dummar, além de alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação.
As escolas da rede pública estadual vivenciam a etapa de motivação e preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o edital do Ministério da Educação (MEC), as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Nesta etapa, que segue até os dias das avaliações, a Seduc e as unidades de ensino buscam oferecer condições aos alunos de fazerem boas escolhas, com atividades de motivação e ações pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades. “Essas atividades são destinadas a fortalecer a preparação dos estudantes para que façam o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior”, explica Gilgleane Silva, coordenadora do Protagonismo Estudantil da Seduc.
Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de seis etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Há ainda os projetos Enem não Tira Férias, que promove aulões e práticas de redação durante as férias; e o #FDScurtindoEnem, com atividades nos fins de semana que antecedem as provas.
Fundação Demócrito Rocha - Em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Seduc promove o Enem Mix, que, entre outras atividades, percorre diversos municípios do Ceará com aulões de redação e palestras motivacionais. Há ainda o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000!, que seleciona e premia as produções escritas, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame.
O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Um total de 20.207 estudantes da rede pública estadual de ensino garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2018. O número representa um aumento de 19,6% quando comparado a 2017, quando 16.897 jovens conseguiram acesso ao ensino superior.
Os avanços alcançados pela atual gestão têm sido resultado da participação direta de gestores, professores e funcionários. Ao longo de cada série do Ensino Médio (1ª a 3ª), são desenvolvidas ações pedagógicas para fortalecer a preparação de educadores e alunos. A melhoria acontece no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.