Nesta quarta-feira, 22, o Sesc realiza aprogramação doVIII Encontro Sesc Povos do Mar,com show doEdnardo,regata,apresentação de grupos culturaisepráticas alimentares. As atividades sãogratuitase começam a partir das8 horasemFortalezae seguem até o fim do dia emCaucaia.
A primeira atividade é partir das 8 horas com a Regata de Jangadeiros da Vila do Mar (Fortaleza), saindo da enseada do município em direção à foz do Rio Ceará. Mais tarde, as atividades acontecem no Sesc Iparana Hotel Ecológico e a primeira delas é às 18 horas com o Maracatu Az de Ouro, grupo cultural reconhecido dentro e fora do Ceará. Já, às 19h30min é iniciada a solenidade de abertura do encontro,com a banda de música do município do Pecém, de São Gonçalo do Amarante.
Dando continuidade a programação de abertura, às 20 horas, o público é convidado a participar da primeira prática alimentar, com a socialização e degustação do camurupim assado na brasa, basquetada, peixe assado na quenga de côco, tudo envolvendo as técnicas tradicionais das comunidades litorâneas participantes do Encontro.
Para encerrar, o público confere ainda o show, a partir das 20h30, do cearense Ednardo, cantor-compositor nascido em Fortaleza. O artista já lançou 14 álbuns e compôs mais de 300 músicas, além de ser autor de canções como "Pavão Mysteriozo", "Terral", "Beira Mar" e outras.
Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar -o objetivo é de tecer e fortalecer a Rede Sesc Povos do Mar, composta de artesãos, pescadores, marisqueiros, mestre de cultura que, em um grande momento, se encontram e partilham seus saberes, fazeres e experiências entre si e com o público visitante.
Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar.
Ao todo, participam cerca de 300 representantes das comunidades litorâneas, além de outros 100 representantes das comunidades vizinhas. 1.500 pessoas participam da programação como integrantes de comunidades costeiras e outras mais 5 mil devem acompanhar a programação como visitantes. O legado do projeto pioneiro é o fortalecimento de uma Rede Social Sesc para defesa das identidades, preservação de suas memórias e o fortalecimento comunitário das comunidades costeiras.
Programação de 22/8 (quarta-feira)
Regata de Jangadas
Horário: a partir das 8h
Percurso:Vila do Mar (Fortaleza) à Foz do Rio Ceará
Apresentações culturais
Horário: 18h
Solenidade de Abertura
Horário: 19h30
Práticas alimentares
Horário: 20h
Show do cantor Ednardo
Horário: 20h30
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
SERVIÇO
VIIIEncontro Sesc Povos do Mar