Sistema Fecomércio comemora 70 anos de atuação no Ceará

Mestre Espedito Seleiro, prefeito Roberto Cláudio e Fábio Zech serão homenageados
22:38 | 20 de maio de 2018 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A Medalha Clóvis Arrais Maia foi criada em 1992, pela Fecomércio-CE

O Sistema Fecomércio Ceará celebra 70 anos de fundação e realiza a entrega da considerada maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia. O evento ocorre nesta segunda-feira, 21, e marca, também, a posse da nova diretoria eleita para o mandato 2018 -2022.

O agraciado com a Medalha Clóvis Arrais Maia será o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Também na ocasião, serão concedidas as Comendas João Luiz Ramalho de Oliveira por Excelência na Prestação de Serviços dentro da atuação do Sesc, e a Comenda José Leite Martins por Excelência na Prestação de Serviços, na Atuação do Senac.

A comenda João Luiz Ramalho de Oliveira, em nome do Sesc, homenageia o Mestre Espedito Seleiro.
O Senac homenageia o Superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech com a comenda José Leite Martins. O evento ocorre, a partir das 19h30, no Lulla’s Plazzá.

Medalha e Comendas

A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada em 1992, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da Federação. Clóvis Arrais se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE.

Desde então, a comenda é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, no desenvolvimento do comércio e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Criadas em 2012, as Comendas de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc e do Senac, recebem o nome de João Luiz Ramalho e José Leite Martins, respectivamente, criadores da Medalha Clóvis Arrais Maia. A intenção é prestigiar personalidades ou instituições que prestam relevantes Serviços e contribuem com o desenvolvimento social, cultural e econômico.

Homenageados 2018

Roberto Cláudio

Atual Prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, ao longo de sua gestão, assumiu o compromisso de avançar nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. A justa percepção da importância do comércio, como maior atividade econômica da cidade, geradora e distribuidora de renda, tem contribuído com a implantação de ações e projetos apoiados pela Federação do Comércio. Entre eles, o ordenamento do comércio no centro da cidade com as obras de requalificação da Rua José Avelino, a flexibilização do horário do comércio e a Lei de uso e ocupação do solo, demandas históricas do setor produtivo.

Mestre Espedito Seleiro

Filho do criador da sandália de Lampião, Espedito transformou a tradicional arte de seleiro, presente há seis gerações em sua família, em artigos que hoje são referências no design internacional, ao reinventar o couro com cores. Como todo artesão, simplicidade e desprendimento são suas principais características. Como Mestre, repassa o seu saber para as novas gerações, mantendo viva a cultura popular.

Fábio Zech

Advogado, mestre, estudioso e professor acadêmico, é Superintendente Regional do Trabalho do Estado do Ceará, conselheiro do Senac e parceiro do Projeto Abrigar, que insere adolescentes em situação de acolhimento institucional no mercado profissional como aprendizes. Desde 2017, essa iniciativa vem garantindo a 20 jovens, entre 14 e 18 anos, o desenvolvimento de sua formação prática e teórica por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos.

Histórico

Inácio Parente, João Batista Melo, Raimundo José Marques Viana, Senador Mauro Benevides, Senador Luiz Alberto Vidal Pontes, Petrônio de Aguiar Andrade, Pio Rodrigues Neto, Senador Tasso Jereissati; João Luiz Ramalho de Oliveira, Governador Lúcio Alcântara, José Otoch, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, Francisco Deusmar Queirós, José Alves de Oliveira (Zenir), Ubiratan Aguiar, Antonio Oliveira Santos; Ivens Dias Branco; João Carlos Paes de Mendonça, Yolanda Vidal Queiroz (in memoriam) e o Senador Eunício Oliveira, são algumas personalidades já contempladas com a Medalha Clóvis Arrais Maia.